Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • A folha rosto (conforme modelo nas diretrizes para autores), com dados de identificação dos autores e do artigo, foi realizada pelos autores e anexada como documento suplementar no processo de submissão.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 3MB).

  • As URLs das referências acessíveis na internet foram informadas.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Aos autores:

1) Os manuscritos deverão ser encaminhados por meio de submissão eletrônica no site da Revista. O conteúdo dos originais, sem a identificação dos autores em nenhuma parte do texto, deverá conter entre 10 e 25 páginas, seguindo o formato definido pela ABNT (3500 a 4500 palavras). Ainda, os manuscritos devem estar redigidos em linguagem científica, respeitando as normas da língua portuguesa. Pequenas correções podem ser realizadas pela comissão editorial para garantir adequações linguísticas. Os artigos devem:

a) Ser formatados em Word/Windows, fonte Times, corpo 12, espaço interlinear 1,5 e margens esquerda e superior de 3,0 cm, e direita e inferior de 2,0 cm;

b) Apresentar página de rosto com título, autores e vinculação institucional, resumo e palavras-chave em Língua Portuguesa e resumo e palavras-chave (abstract/keywords) em Língua Inglesa, sendo que o conjunto dessas informações não deve exceder 1200 caracteres, incluindo espaços. O documento deve ser incluído como material suplementar no sistema da revista - a ausência do documento no sistema gera a rejeição automática do manuscrito (utilizar o documento disponível neste link).

c) Título no idioma do artigo e em inglês. Caso o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o título em português. Os títulos devem conter, no máximo, 240 caracteres com espaço;

d) Resumo no idioma do artigo, em um único parágrafo, com até 200 palavras, acompanhado de três palavras-chave e no máximo cinco palavras-chave, em ordem alfabética e preferencialmente, distintas daquelas utilizadas no título;

e) Texto completo do artigo sem qualquer identificação dos autores (contendo título, resumo e palavras-chaves em português e inglês);

 

2) Citações bibliográficas no corpo do texto devem ser feitas da seguinte forma:

- um autor (TOALDO, 2004);

- dois autores (BERND e LOPES, 1998);

- três ou mais autores (PENNA et al., 1998);


- se os nomes dos autores fizerem parte da frase, apenas o ano da publicação deve vir entre parênteses;

- artigos de um mesmo autor ou sequências de citações devem ser relacionados em ordem cronológica;

- na ocorrência de duas ou mais publicações de mesma autoria, no mesmo ano, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano (ANDREOLA, 2005a; 2005b).


3) As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética não numerada.

Quando o número de autores for inferior ou igual a três, todos devem ser citados.

Acima de três autores, deve-se indicar apenas o sobrenome do primeiro, seguido de “et al.”.



Utilizar os exemplos a seguir como parâmetro:

Livro

BELTON, W. Aves do Rio Grande do Sul: distribuição e biologia. 2. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1994. 586 p.

Capítulo de livro

BENCKE, G. A.; FONTANA, C. S.; DIAS, R. A.; MAURÍCIO, G. N.; MAHLER JR, J.

K. F. Aves. In: FONTANA, C. S.; BENCKE, G. A. & REIS, R. E. (eds). Livro Vermelho da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003. p. 189-479.

Artigo

LEAL, I. R.; SILVA, J. M. C. da; TABARELLI, M.; LACHER JR., T. E. Mudando o curso da biodiversidade da Caatinga do Nordeste do Brasil. Megadiversidade, v. 1, n.1, p. 139-146, jul. 2005.

Dissertação ou Tese

SILVA, Gilberto Ferreira da. Ara ki njò: corpo que está dançando: re-percussões educativas de grupos infantis de dança afro-brasileira. 1997. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Documento em meio eletrônico

BAILLIE, J. E. M.; HILTON-TAYLOR, C.; STUART, S. N. 2004 IUCN Red List of Threatened Species: a global species assessment. Cambridge, UK: IUCN, 2004. 191 p. Disponível em: <http://www.iucn.org/themes/ssc/red_list_2004/GSA_book/Red_List_2004_book.pdf>. Acesso em: 05/6/2006.

4) O teor dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.

 

5) Para artigos/originais que contemplem pesquisas com seres humanos é obrigatória a inserção do parecer consubstanciado emitido pelo CEP, sendo que esta deverá ser anexado como documento suplementar na plataforma.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A revista CIPPUS adota todos os procedimentos necessários e suficientes em sua política de privacidade, conforme disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Licença da revista: CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0