COMPARAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE LOCOMOÇÃO DE CRIANÇAS ENTRE 6 E 8 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE BALLET

Talita de Castro Tiecher, Adriana Marques Toigo, Luiz Guilherme Camargo Rodrigues

Resumo


O objetivo do estudo foi comparar as habilidades motoras fundamentais de locomoção (caminhada, deslocamento lateral, galope, salto em altura e salto em distância) de crianças entre 6 e 8 anos praticantes de Educação Física escolar e aulas de Ballet extraclasse (Grupo Ballet, n = 20) com praticantes de Educação Física escolar apenas (Grupo Escola, n = 9). As filmagens das habilidades foram analisadas qualitativamente a fim de identificar os estágios do desenvolvimento motor (estágios inicial, elementar ou maduro). Os resultados encontrados não indicaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) para nenhuma das habilidades motoras fundamentais observadas. Ficou evidenciado ue a maioria das crianças de ambos os grupos encontrava-se no estágio elementar.


Palavras-chave


Habilidades motoras fundamentais. Locomoção. Ballet. Educação física escolar. Desenvolvimento motor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9032

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000