RECONHECIMENTO DE TONS DTMF UTILIZANDO UMA REDE NEURAL DE KOHONEN

Autores

  • Fernando Parra dos Anjos Lima Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, Faculdade de engenharia de Ilha Solteira - FEIS, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Ilha Solteira.
  • Carlos Roberto Minussi Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, Faculdade de engenharia de Ilha Solteira - FEIS, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Ilha Solteira.

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v1i1.226

Palavras-chave:

Kohonen, Reconhecimento de padrões, Redes Neurais artificiais, Tons DTMF

Resumo

O objetivo deste artigo é utilizar uma rede neural artificial para reconhecimento de padrões de som. Em específico, tons DTMF (Dual Tone Multi Frequency), (MEDEIROS, 2006), ou melhor, os sinais sonoros do teclado telefônico. O tipo de rede neural utilizada para realizar esta tarefa é a rede neural de Kohonen, ou como também são conhecidos, os mapas auto-organizáveis de Kohonen. (KOHONEN, 1988 – 1990). Neste trabalho pretende-se realizar vários tipos de testes com a rede neural de Kohonen, fazendo modificações na quantidade de neurônios presentes na grade de reconhecimento, número de iterações de treinamento, e principalmente os dados para treinamento e teste da rede. Assim após realizar todos os tipos de teste com a metodologia proposta pode-se analisar os resultados a fim de qualificar e classificar o rendimento deste sistema inteligente em relação à tarefa realizada. Lembrando que como o trabalho é realizado com som, inicialmente é feito um pré-processamento no arquivo de som, que armazena uma série temporal que representa um tom ou uma sequência de tons DTMF. Nesta série temporal aplica-se a transformada de Fourier para obter a resposta em frequência, para somente assim apresentar a rede neural de Kohonen.

Biografia do Autor

Fernando Parra dos Anjos Lima, Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, Faculdade de engenharia de Ilha Solteira - FEIS, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Ilha Solteira.

Formado em Engenharia da Computação em 2010 (UniSalesiano - Araçatuba/SP), Atualmente cursando pós-graduação Mestrado em Engenharia Elétrica no Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, Faculdade de engenharia de Ilha Solteira - FEIS, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Ilha Solteira.

Carlos Roberto Minussi, Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, Faculdade de engenharia de Ilha Solteira - FEIS, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Ilha Solteira.

Prof. Titular do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, Faculdade de engenharia de Ilha Solteira - FEIS, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Ilha Solteira.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Edição

Seção

Artigos