IMPACTO DA GESTÃO DO POSTO DE TRABALHO NA PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Anderson Silva Anderson Apolinario, Jonathan Santos, Monica Alves, Raissa Vertuoso, Sidnei Junior

Resumo


Empresas e organizações de forma geral vivem em um ambiente extremamente competitivo, uma vez que a globalização apresenta desafios constantes, devido ao avanço seguido e contínuo de crises globais, que atingem tanto as pequenas, médias e grandes companhias. Somente as mais bem preparadas poderão sobreviver neste ambiente hostil, mas que também proporciona oportunidades de crescimento se assim a organização estiver disposta a utilizar-se das técnicas de melhoria que estão a sua disposição.

Levando em consideração que a produtividade procura realizar mais com menos (FALCONI, 2013), impactando diretamente no lucro, é de suma importância implantar técnicas que a gerenciem, buscando um aumento significativo da mesma, tornando a empresa competitiva. Dentre estas técnicas, o artigo proposto verifica a implantação da Gestão do posto de trabalho (GPT) e posteriormente a isto, a análise dos dados para verificar o impacto da proposta na produtividade do maquinário.

Para tal fim, realizou-se um estudo de caso, utilizando uma máquina de dobras para chapas de aço galvanizado, da Salvagnini (P4Xe), na empresa Midea Carrier, do ramo de eletrodomésticos e eletro industriais. A coleta de dados sobre produtividade, anteriores e posteriores as melhorias propostas neste trabalho, serão os indicadores para verificar se as mudanças atingiram e de que forma impactaram na produtividade do equipamento em questão, portanto observando os aspectos analisados verificou-se que a implantação do GPT, obteve melhorias significativas na produtividade da máquina em questão, impactando diretamente na “saúde” financeira da empresa.


Palavras-chave


Produtividade; Gestão do Posto de Trabalho; Teoria das Restrições

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9032

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000