Aplicação para Integração de fontes alternativas de energia elétrica na rede utilizando topologia VSI e controle baseado na tecnologia ARM CORTEX-M3 e supervisório com comunicação MODBUS

Autores

  • Rafael Bezerra de Oliveira Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v1i1.309

Palavras-chave:

Integração de energia alternativa, CORTEX-M3, VSI, Microgrid

Resumo

Este artigo apresenta uma forma de integração de fontes alternativas de energia elétrica na rede utilizando a topologia VSI (Voltage Source Inverter) para realizar o acoplamento da fonte alternativa. A tecnologia ARM CORTEX-M3 foi utilizada como plataforma de gerenciamento e controle digital, onde foi implementada uma estratégia de controle de corrente do tipo PI+anti-windup para garantir a qualidade da forma de onda de saída do inversor. Por fim, foi criada uma aplicação de supervisão no software Elipse Scada que se comunica com o núcleo de gerenciamento do protótipo através do protocolo MODBUS RTU, onde o fluxo de potência injetado pela fonte alternativa pode ser controlado.

Biografia do Autor

Rafael Bezerra de Oliveira, Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação de Sistemas em 2003 - PUCRS

Mestre em Engenharia Elétrica em 2005 - PUCRS

Professor de ensino superior na Faculdade de Tecnologia Senai Porto alegre

Realiza pesquisas na área de energia, mais especificamente em Microgrids, desenvolvimento de hardware digital e eletrônica de potência.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Edição

Seção

Artigos