A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA

Camila Belíssimo de Souza, Marisa Beatriz Leonetti Marantes Sanchez

Resumo


O presente estudo faz uma reflexão sobre o processo de institucionalização das crianças no Brasil. Nesse contexto, tem como tema a importância do educador social para o desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada, cujo objetivo foi conhecer se o estabelecimento de um vínculo afetivo entre ambos pode contribuir nesse processo. A investigação foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sistemática nos bancos de dados Lilacs, Scielo e Pepsic contemplando a produção científica publicada nos últimos cinco anos em relação ao tema abordado. As categorias de análise dos artigos abrangeram: Base de dados onde o artigo estava indexado; Título do artigo; Revista publicada; Ano de publicação; Área de formação dos pesquisadores; Objetivo e Conclusão. Com a análise dos artigos, observou-se que há poucas publicações recentes sobre o educador social/cuidador como figura importante no desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada e que raros analisam sobre a importância de seu papel no desenvolvimento dessas crianças.

 

 


Palavras-chave


Educador social. Criança institucionalizada. Desenvolvimento Psicossocial

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ISSN: 2238-9032

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