DINAMÔMETRO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO

Jéssica Roberta Zampoli, Luci Braga, Dirlene Aparecida de Oliveira, Daniele Guerra da Silva, Vivian Machado de Menezes

Resumo


Ensinar Física apenas com o livro didático é um desafio cada vez maior para os professores devido à necessidade de relacionar o ensino científico com a realidade do aluno. A maioria dos professores não utiliza experimentos didáticos em suas aulas, que tornam-se mecânicas e cansativas, pois são restritas à resolução de problemas e exercícios. Como alternativa para o ensino de Física, muitos docentes têm buscado introduzir atividades práticas, com o propósito de facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza. Porém, tem-se constatado que a ausência de laboratórios didáticos representa o principal motivo para estas práticas não acontecerem. É sabido que as atividades práticas estimulam o interesse dos alunos, facilitando o aprendizado de Física e de suas aplicações no cotidiano. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de construção de um dinamômetro didático de baixo custo, que aborda diferentes conceitos físicos, tais como força elástica, massa e peso, transformação de unidades, medidas e erros, construção de escalas e uso de papel milimetrado.

Palavras-chave


atividades experimentais; ensino de Física; materiais de baixo custo; dinamômetro; força elástica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9032

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000