O USO DA INTERNET COMO RECURSO PARA PROFESSORES DE INGLÊS COMO SEGUNDO IDIOMA.

Autores

  • Ingrid Helena Melo Centro Universitário La Salle Canoas
  • Maria Alejandra Pasca Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v2i2.883

Palavras-chave:

Educação a Distância, Informática e Educação, Ferramentas Tecnológicas. Modalidade Assíncrona. Modalidade Síncrona. Modalidade Híbrida.

Resumo

A educação tem passado por muitas mudanças nos últimos anos devido ao estudo do uso das tecnologias. Especificamente com relação ao ensino de inglês como língua adicional, é possível criar ambientes educacionais com ferramentas virtuais mais voltadas para a realidade atual, que podem ser usadas como auxílio para o processo de aprendizagem do aluno, que passa a pensar e buscar informações para aprender o idioma com mais facilidade. Experiências tidas como aluna e como professora de língua inglesa a distância serviram de base para constatar que as aulas de inglês nessa modalidade podem ser extremamente úteis, organizadas e motivadoras para o aprendiz, ou desarticuladas, monótonas e pouco geradoras de interação entre os envolvidos. Três diferentes ambientes de aprendizagem a distância são aqui apresentados – o síncrono, o assíncrono e o misto – como formas de estudo para aprendizes que necessitam continuar ou aprimorar seus estudos de inglês como L2. Cabe salientar que, uma vez que a tecnologia não trabalha sozinha, o profissional da educação continua fazendo toda a diferença no sentido de utilizar as ferramentas tecnológicas com eficácia, seja em EAD ou na modalidade presencial, promovendo uma aprendizagem estimulante, motivadora e autônoma.

Biografia do Autor

Ingrid Helena Melo, Centro Universitário La Salle Canoas

Este estudo aborda a utilização dos meios tecnológicos na educação, a capacitação dos docentes quanto ao uso das tecnologias em aulas de língua estrangeira e nos três diferentes ambientes de aprendizagem virtual: a) aprendizagem síncrona; b) aprendizagem assíncrona; e c) aprendizagem mista. Embora seja impossível apresentar uma proposta de uso de tecnologias única e definitiva para os aprendizes de inglês como L2 em geral, busca-se mostrar aqui como o uso da internet pode ser eficiente – se corretamente administrado – para grande parte das pessoas que necessitam continuar ou aprimorar seus estudos em língua estrangeira com uma abordagem mais moderna seja em educação a distância ou no ensino presencial.

Área: Educação. Tecnologia. Ensino a Distância.

 

Downloads

Publicado

2013-11-30

Edição

Seção

Artigos