Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Diálogo caracteriza-se por incentivar debates interdisciplinares nas áreas humanas e sociais. Publica trabalhos que se debruçam a problematizar e/ou compreender questões sociais em diferentes contextos e a partir de distintas abordagens teóricas. Em especial, procura dar visibilidade aos artigos inéditos que promovam a reflexão, tanto teórica, quanto prática, dos processos de desenvolvimento social e o fortalecimento da cidadania.

A revista aceita trabalhos de fluxo contínuo e conta, também, com chamadas para específicos dossiês temáticos. A publicação é exclusivamente digital e os números têm periodicidade quadrimestral. Seu conteúdo agrega relatos de pesquisa, revisões de literatura, relatos de experiência profissional, resenhas e entrevistas. Os textos apresentados para avaliação devem ser originais e são de responsabilidade exclusiva dos autores. Uma vez publicados não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição e editores. É importante destacar que não há taxas para a submissão ou para a publicação dos artigos recebidos.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista DIÁLOGO adota a política de avaliação cega por pares (blind review). O manuscrito, sem identificação de autoria, é submetido à análise de, no mínimo, dois pesquisadores da área do conhecimento em questão, que emitem avaliações de mérito na qualidade de pareceristas ad hoc. Somente são publicados artigos aprovados por dois pareceristas. Se houver solicitação de revisões, o trabalho, após ter sido reformulado, passa pela conferência dos editores ou pareceristas para averiguar o atendimento das modificações solicitadas.

 

Periodicidade

A Revista Diálogo é de fluxo contínuo e sua publicação é quadrimestral (ABRIL/AGOSTO/DEZEMBRO).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

Esta Revista está indexada em:

Latindex (México); E-revistas (Espanha); Diadorim (Brasil);