Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, informar em "Comentários ao editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 3MB)

  • As URLs das referências acessíveis na internet foram informadas.

  • O texto segue os padrões de estilo e os demais requisitos descritos em Diretrizes para Autores.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação cega pelos Pares foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Aos autores:

O processo editorial terá início a partir da submissão do artigo seguindo as orientações descritas neste documento. Caso contrário, o manuscrito será encaminhado de volta ao  autor, sem avaliação, para que o mesmo modifique o arquivo adequando-o de acordo com as diretrizes da Revista Diálogo.

1. A revista aceita textos originais e inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês.

2. A revista recebe submissões em fluxo contínuo, exclusivamente pelo OJS/SEER. O arquivo de submissão deve

i. Estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e ter, no máximo, 3 MB.

ii. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaço interlinear 1,5.

iii. A página deve estar configurada em tamanho A4, com margens de 3 cm.

3. O texto deve destinar-se a uma seção:

  • Artigos: trabalhos oriundos de pesquisas empíricas ou teóricas.
  • Relatos de experiência profissional: trabalhos que reflitam sobre práticas profissionais.
  • Resenhas:  relativas a publicações recentes, nacionais ou estrangeiras.

4. Textos destinados às seções ‘Artigos’ e ‘Relatos de experiência profissional’ devem apresentar:

i. Extensão mínima de 10 (dez) e máxima de 20 (vinte) laudas, incluídas as referências bibliográficas.

ii. Título com até 20 palavras na língua do texto e em inglês.

iii. Resumo com até 500 caracteres, em parágrafo único, na língua do texto e em inglês.

iv. De 3 a 6 palavras-chave na língua do texto e em inglês.

v. Introdução, desenvolvimento e conclusão, ainda que não explicitamente.

vi. Referências.

Importante: o arquivo de submissão deve ser anônimo, a fim de assegurar a avaliação cega pelos pares. Remova os nomes dos autores e as marcas inteligentes que permitem identificação. Essas informações serão inseridas posteriormente.

5. Textos destinados à seção ‘Resenhas’ devem apresentar:

i. Extensão mínima de 02 (duas) e máxima de 06 (seis) laudas.

ii. Informações completas da obra resenhada: autor, título, edição, tradutor (se for o caso), local, editora, ano de publicação, número de páginas e preço.

iii. Introdução, desenvolvimento e conclusão, ainda que não explicitamente.

iv. Referências, apenas se outras obras foram citadas ao longo da resenha.

6. As citações devem ser feitas conforme o sistema autor-data.

i. Citações diretas curtas (até 3 linhas) devem ser apresentadas com “aspas duplas”, no corpo do texto, seguidas da indicação da fonte (AUTOR, ano, p. ).

ii. Citações diretas longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas em fonte tamanho 10, espaço interlinear 1,0 e recuo de 4 cm na margem esquerda, seguidas da indicação da fonte (AUTOR, ano, p. ).

7. As referências devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética de autor. Consulte um artigo recentemente publicado pela revista para visualizar detalhes de apresentação das referências.

Importante: se a referência está disponível na internet (ex.: artigo publicado eletronicamente, ebook, etc.), o endereço de acesso (URL) deve ser informado.

8. Imagens (tabelas, gráficos, quadros, figuras, fotografias, desenhos, esquemas, fórmulas, modelos, etc.) devem

i. Ser apresentadas com a máxima clareza devidamente posicionadas no arquivo de submissão.

ii. Ser numeradas progressivamente com algarismos arábicos.

iii. Apresentar título e fonte.

iv. Apresentar legenda explicativa se for o caso.

9. Os autores devem informar nome completo (sem abreviaturas), e-mail de contato e filiação institucional no formulário de submissão do OJS/SEER. Não coloque essas informações no arquivo de submissão para facilitar a avaliação cega.

10. A submissão implica automaticamente autorização para editoração e divulgação no formato eletrônico.

11. Os autores, exclusivamente, respondem pelos conceitos, informações e argumentos apresentados nos textos.

12. A revista se reserva o direito de publicar ou não os textos recebidos, informando os autores em cada caso.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.