“Eu tenho um amo implacável: a natureza das coisas”. Discursos Jurídicos acerca das transexualidades no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (1989-2010)

Autores

  • Thiago Coacci Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18316/1304

Palavras-chave:

Transexualidade, Acesso à Justiça, Discursos Judiciais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explicitar alguns processos através dos quais ocorre a naturalização do corpo, do gênero e da orientação sexual por meio dos discursos judiciais. A coleta dos acórdãos se deu pela pesquisa, configurada para abarcar do ano 1989 a 2010, no repositório on-line de jurisprudência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, utilizando a busca por palavras-chaves para recuperar os acórdãos. A análise buscou analisar quais são os “retratos padronizadores” construídos sobre a transexualidade no TJMG e quais os discursos são legítimos para falar sobre a transexualidade na Justiça.

Biografia do Autor

Thiago Coacci, Universidade Federal de Minas Gerais

Advogado. Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM/UFMG) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG/UFMG). Militante pelo Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS!). thiagocoacci@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Dossiê