Carreiras e Transições de executivos bancários: caso de um banco localizado no Rio Grande do Sul

Autores

  • Juliana Celestini UCS-Universidade de Caxias do Sul
  • Andrea Poleto Oltramari Titular da Universidade de Passo Fundo atuando na graduação e pós-graduação lato sensu e coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1427

Palavras-chave:

Carreiras, Executivos, Transições

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa exploratória que objetivou compreender as diferenças nas trajetórias de executivos bancários. Foram entrevistados nove deles, funcionários de um banco privado, cujas agências localizam-se no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas individuais, estruturadas com esses profissionais em seus ambientes de trabalho. As entrevistas visaram aprofundar o conhecimento sobre a condução de suas carreiras e foram realizadas em março e abril de 2011. A análise dos dados foi efetuada a partir da abordagem qualitativa e seguiu as orientações propostas por Minayo (2001). Observaram-se algumas diferenças na trajetória de suas carreiras, as quais se apresentaram de modo diferente, pois alguns estão no início da carreira; outros, no meio dela e há os que estão chegando ao fim de sua trajetória profissional. O desempenho pessoal é mensurado durante todo o percurso que ilustra a construção de carreira, seja ela uma construção visivelmente mais rápida, seja mais lenta. Observou-se ser difícil promover um ponto de equilíbrio em relação às transições na carreira de modo a obter sucesso. Conclui-se que o êxito na carreira mostrou-se atrelado à mobilidade, à disponibilidade total ao projeto organizacional e à prontidão no quesito decisão em curto prazo.

Biografia do Autor

Juliana Celestini, UCS-Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração pela UNISINOS. Especialista em Marketing pela Universidade Regional Integrada (URI). Graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Andrea Poleto Oltramari, Titular da Universidade de Passo Fundo atuando na graduação e pós-graduação lato sensu e coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas.

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (1996) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Doutora em Administração, com ênfase em Recursos Humanos, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/PPGA/UFRGS) e pós-doutoranda em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), na linha de pesquisa "Estudos Organizacionais", sob supervisão da professora Dra. Maria José Tonelli. É professor Titular da Universidade de Passo Fundo atuando na graduação e pós-graduação lato sensu e coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Edição

Seção

Artigos