O ensino de gênero na universidade: diretrizes ou militância?

Autores

  • Simone Reis Nunes Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres
  • Graziela Cucchiarelli Werba Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.6

Palavras-chave:

Ensino de Gênero, Teatro, Educação.

Resumo

Os dados oficiais dão conta de que as políticas públicas de gênero efetivaram-se no Brasil a partir de 2003. No Rio Grande do Sul, tem sido o atual governo o mais atuante e que provocou maiores mudanças nessa área. Como docentes do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Torres e militantes no enfrentamento das diferenças de gênero, decidimos investigar o que tem sido feito no âmbito do ensino de gênero nas universidades. Questionamo-nos sobre as diretrizes da educação, e o quanto elas contemplam a discussão e reflexão sobre o tema gênero entre alunos e alunas de cursos superiores. Nossa intenção, com este trabalho, é ir além da investigação, pensando estratégias para que o ensino de gênero nas universidades seja uma realidade possível e que promova a dialogicidade do espaço acadêmico com o espaço social comunitário. Diálogo este que se propõe através do Projeto de Extensão Universitária Cinderela Está Tendo Ideias, que utiliza o teatro como ferramenta para o ensino e discussão de gênero entre alunos, alunas e comunidade. Ao longo do trabalho, apresentamos o projeto e fazemos a discussão desta matéria através de uma pesquisa-ação, amparada pelas Teorias de Gênero e da Psicologia Social Histórico-Crítica.

 

Biografia do Autor

Simone Reis Nunes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres

Psicóloga graduada pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Torres.

Especialista em Gestão Comunitária e Saúde Mental - ULBRA - Campus Torres.

 

Graziela Cucchiarelli Werba, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

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Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Dossiê