A construção de celebridades midiáticas: o caso Neymar

Autores

  • Francisca Islandia Cardoso da Silva Fundação Municipal de Saúde de Teresina
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.8

Palavras-chave:

Espetáculo, Mídia, Celebridade.

Resumo

Aproveitando-se do fato da mídia ser uma poderosa mediadora na formulação e criação de opiniões, saberes, valores e subjetividades, surgem os espetáculos interativos, dentre os quais se apresentam as celebridades. A construção da celebridade, na atualidade, passa por processos de reconhecimento que enquadram o ser em padrões de estereótipos, apagam os limites entre sujeito e objeto e fomentam o culto à personalidade do artista. Neste artigo, pretende-se contextualizar o papel da cultura midiática no processo de construção da celebridade Neymar.

Biografia do Autor

Francisca Islandia Cardoso da Silva, Fundação Municipal de Saúde de Teresina

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Personal Training pela Universidade Estadual do Piauí. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Educadora Física da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Janete de Páscoa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Licenciatura em Educação Físca pela Universidade Federal do Piauí. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Artigos