Perfil dos discentes e tutores do curso superior a distância de tecnologia em processos gerenciais

Autores

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade Cesusc
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emerson Correia da Silva Faculdade Cesusc
  • Lodacir Rodrigo Silva da Rosa Faculdade Cesusc

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.29

Palavras-chave:

Educação a Distância, Discentes, Tutoria, Gestão Universitária, Administração Universitária.

Resumo

Este artigo analisa o perfil dos discentes e tutores de um curso superior de tecnologia (CST) na modalidade educacional a distância (EAD) e traça um perfil predominante destes envolvidos em uma instituição de ensino superior (IES) do sul do país. O texto envolve a participação de discentes e tutores envolvidos com a modalidade e que possuem interação com o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG). A pesquisa tem natureza e utiliza ferramentas qualitativas e quantitativas, em nível exploratório com caráter de estudo de caso. Os instrumentos de coleta escolhido foram documentos, observação direta, questionário com questões de múltipla escolha, e uso de bibliografia da área. O método de investigação possui delineamento qualitativo e as análises de dados que foram realizadas abordaram: análise interpretativa e análise numérica de dados. Os resultados apresentados pelos respondentes são referentes ao diagnóstico do perfil predominante de ambos envolvidos com a modalidade: discentes e tutores. Ao término da pesquisa são traçadas as características principais dos envolvidos com o gênero, faixa etária, escolaridade e estado civil, podendo assim estimular e ampliar a captação e ou orientação estratégias de mercado.

Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, Faculdade Cesusc

Mestre em Administração Universitária pela UFSC, Bacharel em Economia pela PUCRS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios pela UFSC. Professor dos Cursos de Administração e Gestão Comercial (EaD) da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Profissional com experiência em gestão, operações, logística e planejamento financeiro, vendas e indicadores.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Emerson Correia da Silva, Faculdade Cesusc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor do ensino superior da Faculdade Cesusc, na mesma instituição coordena o projeto de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Metodologia da pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, grêmio estudantil, formação de professores, estudo de periódicos e educação a distância.

Lodacir Rodrigo Silva da Rosa, Faculdade Cesusc

Suporte e gerenciamento da plataforma moodle no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Faculdade CESUSC, Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade CESUSC (cursando), Técnico em Eletrônica (IFSC 2009), Técnico em Eletrotécnica (IFSC 2005), Possui conhecimentos na área de projetos eletrônicos, microcontroladores, eletrônica embarcada, eletrônica de potência, automação, linguagens de programação C, Java, PHP, HTML5 e CSS3.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos