Educação e direitos humanos: uma reflexão a partir da escola

Ana Paula Oliveira da Silva, Mychele Kamianecky, Cledes Antonio Casagrande

Resumo


Este artigo objetiva refletir sobre o tema do direito à educação desde a perspectiva dos direitos humanos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, baseado em revisão bibliográfica, com análise hermenêutica dos dados. O estudo evidenciou que o direito à educação necessita ser compreendido e efetivado à luz dos outros direitos humanos. Além disso, a escola pode auxiliar na educação das novas gerações no viés do respeito e do exercício dos direitos humanos mediante a formação para o diálogo, a solidariedade e a democracia.

Palavras-chave


Educação; Direitos humanos; Direito à educação; Democracia; Solidariedade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.16.40

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000