PIBID e docência: práticas e cenários

Lourival José Martins Filho, Alba Regina Battisti de Souza

Resumo


O artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente considerando produções teóricas e políticas de formação, mais especificamente o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata de um estudo bibliográfico conjugado com a aplicação de um questionário respondido por dez bolsistas. Os dados foram discutidos com base nos princípios da análise de conteúdo. Conclui-se que, em vários aspectos, há consonância entre as produções sobre a formação docente e os relatos dos bolsistas como: maior articulação teoria e prática; reconhecimento do contexto escolar; construção de saberes para a prática docente, com mais autonomia e protagonismo.


Palavras-chave


Formação Docente; Prática Pedagógica; PIBID.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.16.42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000