Problematizando o tema da obesidade na escola: uma proposta pedagógica a partir dos Estudos Culturais

Autores

  • Uerlene do Rosário Garcês Ribeiro
  • Jackson Ronie Sá-Silva
  • Suzane da Silva Borges
  • Edney Harrison Ferreira Leal

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.43

Palavras-chave:

Obesidade, Proposta Pedagógica, Ensino Fundamental, Estudos Culturais.

Resumo

A obesidade é um tema complexo que gera discussões nos planos biomédico, psicológico, sociocultural e educacional. É tida como um problema de saúde pública em escalas mundial e nacional. O tema tem se destacado nas discussões midiáticas, redes sociais e espaços educativos como a escola. A temática obesidade tem sido discutida por professores e professoras do ensino fundamental? Existe uma preocupação teórico-metodológica em problematizar o tema junto aos alunos e às alunas? Como a temática tem sido abordada na escola? Professores e professoras têm se preocupado em problematizar a obesidade a partir de uma perspectiva crítica? Esta proposta pedagógica procurou situar o tema obesidade no cenário educacional do ensino fundamental propondo sua discussão crítica, interdisciplinar, problematizadora e contextual. Propõe-se ainda apresentar propostas didáticas para que professores e professoras possam discuti-lo nas escolas. Trata-se de uma proposta pedagógica teórica que foi construída a partir dos pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos Culturais, da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Pretende-se com esta proposta pedagógica sensibilizar e estimular professores e professoras do ensino fundamental a discutirem em suas salas de aula temática de relevante abordagem nos cenários mundial, nacional e regional por se entender que a obesidade é um tema sociocultural complexo e multifacetado.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos