A relação entre a Pesquisa e o Ensino na Educação Superior: a qualidade do ensino de graduação a partir do olhar dos docentes não pesquisadores

Autores

  • Marja Leão Braccini Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Maria Janine Dalpiaz Reschke Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18316/283

Palavras-chave:

Qualidade do ensino superior, Professores não pesquisadores, Relação ensino e pesquisa

Resumo

As reflexões aqui propostas são derivadas do projeto de pesquisa interinstitucional que  em como foco a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a sua relação com a qualidade do ensino de graduação. Nosso subprojeto busca compreender como os docentes não pesquisadores percebem esta relação. No contexto desse eixo procurar-se-á compreender este tema a partir da experiência e trajetória dos professores. Buscamos mapear alguns desses profissionais que se enquadravam na categoria de docentes que não realizam pesquisa de forma sistemática, pertencentes a áreas acadêmicas distintas e com reconhecida competência docente. Realizamos entrevistas semi-estruturadas (presenciais) e roteiros (on line) com doze professores de diferentes formações e áreas de atuação em distintas instituições de ensino superior, sendo três públicas e três privadas. Nossos interlocutores parecem nos indicar que características como: qualificação do professor, compromisso social da universidade, ensino relacionado com cotidiano, aprender a ensinar no coletivo e saberes da pesquisa estão presentes nas suas representações de compreensão de qualidade no ensino de graduação.

Palavras-chave: Qualidade do ensino superior; Professores não pesquisadores; Relação ensino e pesquisa.

Biografia do Autor

Marja Leão Braccini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle.

Downloads

Publicado

2012-03-20

Edição

Seção

Artigos