A evolução recente do desenvolvimento em Porto Alegre: 1991-2007

Autores

  • Josias Soares Cavalcante Economista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Angélica Massuquetti Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/300

Palavras-chave:

Capacitações, Desenvolvimento, Pobreza.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o desenvolvimento socioeconômico em Porto Alegre no período 1991-2007. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica e a análise do IDESE e do IMP. Entre os principais resultados estão a constatação da diferença no desenvolvimento entre as regiões de Porto Alegre; de que os índices de saúde e de saneamento, para o município, apresentaram valores inferiores aos demais índices analisados; e de que a participação política dos habitantes do município apresentou baixos resultados.

Biografia do Autor

Josias Soares Cavalcante, Economista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Economista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Angélica Massuquetti, Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Possui doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e fez Estágio de Doutorando na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (2003/2004). Possui mestrado em Economia Rural (1998) e graduação em Ciências Econômicas (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UNISINOS. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: política agrícola internacional, economia regional, desenvolvimento rural, modernização e inovação agrícola, sistemas agroalimentares e crescimento e desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2012-12-26

Edição

Seção

Artigos