Um estudo das agências bancárias no COREDE Vale do Rio dos Sinos a partir da Teoria da Localização: 1995-2005

Autores

  • Kátia Milena Fauth Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Vanessa Krützmann Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Angélica Massuquetti Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/302

Palavras-chave:

Agências bancárias, CONSINOS, Teoria da localização.

Resumo

O propósito desse artigo é identificar as variáveis explicativas da localização das agências bancárias no Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico (COREDE) do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS), no período 1995-2005. Ao analisar o caso do Rio Grande do Sul, observa-se que de 1.158 agências bancárias instaladas em 1995, esse número passou para 1.322 em 2005, o que representa um crescimento de 14%. Ao pesquisar esses mesmos dados para o CONSINOS, que possui 8,92% do total de agências localizadas no estado, obtém-se o mesmo índice de 14% de crescimento nesse mesmo período. Ou seja, houve uma ampliação de 103 para 118 agências, distribuídas entre os municípios integrantes, com destaque para as cidades de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, que, em 2005, mantinham, respectivamente, 26, 29 e 19 agências de bancos comerciais, incluindo instituições públicas e privadas.

Biografia do Autor

Kátia Milena Fauth, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Mestrado em Economia pela mesma universidade.

Vanessa Krützmann, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Mestrado em Economia (2011) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, coredes, descentralização, crescimento e abertura comercial.

Angélica Massuquetti, Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Possui doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e fez Estágio de Doutorando na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (2003/2004). Possui mestrado em Economia Rural (1998) e graduação em Ciências Econômicas (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UNISINOS. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: política agrícola internacional, economia regional, desenvolvimento rural, modernização e inovação agrícola, sistemas agroalimentares e crescimento e desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2012-12-26

Edição

Seção

Artigos