Histórias em quadrinhos como fonte de pesquisa: uma análise sócio-histórica acerca do graphic novel “Batman: a piada mortal”

Autores

  • Ailton da Costa Silva Júnior Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3183

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Fontes de Pesquisa, Graphic Novel, Batman, a piada mortal, Pesquisa Sócio-histórica.

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão acerca da utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como fontes de pesquisa sócio-histórica. Tal debate promoverá uma análise sobre alguns aspectos referentes à criação do graphic novel Batman: A Piada Mortal de Alan Moore como ponto de referência. A criação, e sua estética e ainda uma reflexão sobre alguns personagens principais da trama exposta nesta história em quadrinhos permitirão uma observação mais detalhada da relevância existente em sua narrativa, e sua importância como fonte documental. Para este fim, será realizada uma investigação sobre a arte sequencial mediante um estudo nos campos científicos da história, com Chartier e da semiologia, com Barthes, com o objetivo de demonstrar como os aspectos visuais e “não visuais” (escrita) interligam-se na construção de diferentes sentidos.

Biografia do Autor

Ailton da Costa Silva Júnior, Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Educacional de Araucária (FACEAR) e graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), é docente no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC).

Downloads

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Dossiê