Reflexões sobre a leitura de histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics e as estratégias de resiliência: relevância e desdobramentos

Autores

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3288

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Leitores, Resiliência, Coping.

Resumo

O presente artigo apresenta os conceitos de resiliência e coping, presentes no campo da psicologia positiva, em consonância com conteúdos relatados por leitores de histórias em quadrinhos de super-heróis da cidade de Belo Horizonte – MG. O objetivo do estudo é o de analisar experiências do leitor quanto a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis, tendo por base os preceitos e as estratégias da resiliência e do coping. A correlação se torna possível através dos exemplos citados pelos leitores, os quais apontam pelo menos um conhecimento obtido através dessa leitura e posterior aplicação do mesmo em suas vidas, o qual lhes permite, quando associado a pelo menos uma das subescalas de coping, um meio para superar uma dificuldade ou evento estressante de sua vida, até onde isso for possível.

Biografia do Autor

Rubem Borges Teixeira Ramos, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), especialização em Gestão Estratégica da Informação (2005) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é Professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de usos e usuários da informação, informação, cultura e sociedade, comportamento informacional, competência informacional, histórias em quadrinhos, super-heróis, leitores, leitura e obtenção de conhecimento por meio da leitura de meios de comunicação de massa. Tem experiência também como professor, pois lecionou inglês para cursos de idiomas por vários anos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Dossiê