Competências do diretor escolar para uma gestão autônoma e democrática em escolas públicas: estudo na educação básica em município catarinense

Sulivan Desirée Fischer, Simone Ghisi Feuerschütte, Marcelo de Sá Mendonza, Beatriz Gil de Oliveira

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias à atuação de diretores de escolas públicas de educação básica, para o desenvolvimento de uma gestão autônoma e democrática. Conduzida na forma de estudo de caso qualitativo, exploratório e descritivo, abrangeu diretores de escolas públicas de um município catarinense. Os resultados demonstram constrangimento à gestão autônoma e democrática das escolas, resultantes de restrições da Secretaria de Educação, falta de preparo para o exercício da função de diretor e  baixa participação da comunidade escolar.

 

 


Palavras-chave


Gestão Escolar; Autonomia; Participação; Competências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3481

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ISSN: 2238-9024

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