Blog Argumentandos: escrever para além da escola

Jessica do Nascimento Rodrigues

Resumo


A produção do blog Argumentandos decorre da articulação de dois projetos pedagógicos em desenvolvimento em uma escola de educação básica da rede federal, o Colégio Pedro II: Oficinas de Leitura e Escrita Argumentativa, que envolve alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental, e A Argumentação nas Modalidades Oral e Escrita: por uma Educação Crítica, que envolve alunos da 1.ª série do Ensino Médio. Tais projetos intencionam favorecer aos alunos o desenvolvimento da produção textual argumentativa nas modalidades oral e escrita como prática que extrapola a sala de aula para formar gêneros que habitam a vida cotidiana. Para alcançar tal objetivo, criou-se o blog Argumentandos como forma tanto de divulgação dos textos escritos e reescritos pelos alunos nesses projetos quanto de continuação dos debates iniciados na escola, mediante participação da comunidade escolar. Neste texto, após revisão bibliográfica sobre o tema da produção textual e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), relata-se especificamente, então, a experiência com o blog Argumentandos. Como resultado, o blog mostrou-se apenas um exemplo de prática pedagógica, enquanto gênero discursivo, que remete a um projeto educativo escolar de formação de sujeitos para a vida social, já que vai ao encontro do letramento digital. Muitos dos alunos envolvidos com os projetos no ano de 2015 participaram intensamente de sua construção e dele saíram dispostos a prosseguir e a ampliar os debates nas redes sociais.


Palavras-chave


Produção Textual; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Blog.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3772

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000