Chamada para Dossiê temático

Revista de Educação, Ciência e Cultura (RECC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, torna pública, até 02 de outubro de 2017, a chamada para artigos científicos inéditos para compor o dossiê temático “Educação Matemática: Pesquisas e Tendências Contemporâneas”, organizado pela Profa. Dra. Claudia Glavam Duarte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), pesquisadora na Linha de Pesquisa “Educação Científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos”, vinculada ao campo da Educação Matemática nas suas vertentes pós-estruturalistas; pela Profa. Dra. Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – também vinculada ao PPGEC, pesquisadora na mesma Linha de Pesquisa e pela Profa. Dra. Josaine de Moura Pinheiro, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pesquisadora do “Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade”. A previsão para publicação do dossiê temático é para o primeiro quadrimestre de 2018.

O Dossiê busca articular questões pertinentes ao campo da Educação Matemática em interlocução com a perspectiva teórica pós-estruturalista e tendências contemporâneas da Educação. A Educação Matemática, enquanto recente campo de pesquisa e investigação, se faz na confluência de várias áreas, entrelaçando discussões curriculares, sociológicas, epistemológicas, filosóficas, cognitivas, de linguagem, entre outras, tornando-se um campo de estudo heterogêneo. Nessa direção, a perspectiva pós-estruturalista adequa-se ao dossiê, por não objetivar soluções definitivas e universalistas, e considerar que nossas asserções sobre o conhecimento relativo à Educação Matemática e valorações subsequentes possuem escassas possibilidades de generalizações.

Os artigos devem seguir as normas da revista e serem submetidos diretamente no sistema da mesma (http://http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/index) para que possam seguir o processo de avaliação ordinária da revista. Ao efetuar a submissão, o autor deve informar que o mesmo se destina ao Dossiê Temático. As informações referentes às normas e aos procedimentos de avaliação encontram-se no site supracitado.

 

Cordialmente

Leonidas Taschetto – Editor-chefe

                         Gilberto Ferreira da Silva – Editor-associado

                                     Luciana Backes – Editora-associada

                    Maria Angela Mattar Nunes – Editora-associada