A prática pedagógica na construção de comunidades virtuais de aprendizagem e os processos de interação entre seus participantes

Autores

  • Carine de Oliveira Frank Mestranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.
  • Francisco Coelho Mestrando em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.
  • Luciana Backes UNILASALLE - professora

DOI:

https://doi.org/10.18316/1139

Palavras-chave:

Comunidades virtuais, Processos de interação, Prática pedagógica, Tecnologias digitais virtuais.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade propor uma reflexão sobre a prática pedagógica na construção de comunidades virtuais de aprendizagem, no que tange, principalmente, à questão da interação entre os membros da comunidade – dois alunos e a professora – e, também, ao uso das tecnologias digitais virtuais adotadas nessa prática: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment e rede social Facebook. Para tanto, fez-se a coleta e, posteriormente, a análise dos dados durante a “leitura dirigida: hibridismo tecnológico digital na construção de comunidades virtuais de aprendizagem”, no programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle. Baseando-nos nos processos de interação estabelecidos entre os participantes da comunidade e entre eles e as tecnologias disponibilizadas – Cmaptools, Prezi e Eduverse –, buscamos um pensar sobre uma prática pedagógica que potencialize os processos interacionais, articulando o físico ao virtual. Com isso, procuramos aprimorar a aprendizagem dos envolvidos, suas relações e interações e, também, propiciar meios de desenvolver a sua autonomia como estudante.

Biografia do Autor

Carine de Oliveira Frank, Mestranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.

Mestranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Professora de língua espanhola da rede municipal de Porto Alegre/RS.

Francisco Coelho, Mestrando em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.

Mestrando em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.

Luciana Backes, UNILASALLE - professora

Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l'Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne. Professora titular do Centro Universitário La Salle - Unilasalle.

Downloads

Publicado

2014-03-07

Edição

Seção

Artigos