A utilização das redes sociais no processo de aprendizado: um estudo com acadêmicos do curso de administração
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.1Palavras-chave:
Facebook, Ensino, Aprendizado, SustentabilidadeResumo
A aprendizagem humana constitui-se em uma das bases da sociedade contemporânea. Atualmente, considera-se que as redes sociais são um fenômeno em questão de abrangência, disseminação e popularização. Assim, coletar informações das redes sociais pode ser um excelente meio de ampliar a visão e o debate de determinado assunto, inclusive em atividades pedagógicas. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é estudar se a rede social Facebook colabora para a discussão do assunto sustentabilidade em uma turma de ensino superior. A partir da criação de um infográfico, e de sua publicação na rede social Facebook, foi possível verificar o grau de interação dos amigos virtuais em torno de um assunto determinado. De modo geral, os alunos afirmaram que poucos amigos expuseram sua opinião. Os alunos já conheciam a rede social Facebook e sua enorme abrangência; porém, quando o assunto abordado não era uma piada ou uma foto, o interesse dos amigos virtuais não foi tão grande. Assim, percebe-se que a rede social Facebook ainda é vista como uma ferramenta de comunicação e entretenimento. O uso dessa ferramenta com fins educacionais, ou mesmo na discussão de um assunto relevante ainda não é percebido, ou é muito tímido. Mesmo assim, o uso das redes sociais demonstrou ser muito útil e extremamente importante na discussão de assuntos contemporâneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.