Estágio curricular como acontecimento: paráfrase e polissemia na errância dos sentidos

Autores

  • Sandra Moura Secretaria Municipal de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dóris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.38

Palavras-chave:

Identidade Docente, Estágio Curricular, Análise de Discurso, Michel Pêcheux.

Resumo

Em 2014, desenvolvemos uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual abordamos afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Discutimos concepções desenvolvidas por Maurice Tardif e Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lima, Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O desenho da pesquisa foi traçado desde a perspectiva de Menga Lüdke, Marli André e Maria Cecília de Souza Minayo. O corpus empírico foi composto por depoimentos das licenciandas produzidos em entrevista em grupo focal, tendo sido recortados depois em função do estranhamento que provocaram em nós. Nas análises, evidenciamos efeitos de sentido de docência como trabalho colaborativo, “humana docência”, experiência de autonomia e tempo de mudanças, compreendendo-os como afetações que contribuíram na constituição das identidades docentes das licenciandas e permitiram entender o estágio como um acontecimento.

Biografia do Autor

Sandra Moura, Secretaria Municipal de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Monitora na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Linha de Pesquisa Arte, linguagem, currículo

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

Professora Adjunta no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED), Área: Didática, e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Linha de Pesquisa: Arte, Linguagem, Currículo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos