A comunicação científica sobre sustentabilidade ambiental em administração no Brasil

Autores

  • Iara Regina dos Santos Parisotto Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria Tereza Saraiva de Souza Centro Universitário da FEI
  • Celso Machado Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Milton Abreu Campanário Universidade São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.40

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Teses, Dissertações, Pesquisa em Administração.

Resumo

O objetivo deste estudo é mostrar um panorama da disseminação do conhecimento gerado pelas teses e dissertações produzidas sobre sustentabilidade ambiental nos programas de pós-graduação stricto sensu de administração do Brasil. Foi realizada pesquisa descritiva, documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. Constatou-se que 54% das teses e dissertações não geraram qualquer tipo de publicação. Os trabalhos que foram disseminados se manifestaram, na sua grande maioria, em congressos e em periódicos científicos e em menor proporção em livros.

Biografia do Autor

Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - FURB. Atua na Coordenação Ambiental da FURB e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário da FEI

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Trabalhou na gestão acadêmica, como: Coordenadora e Chefe de Departamento do curso de Administração da Universidade Ibirapuera (1993 a 2002); Diretora Adjunta do Departamento de Ciências Gerenciais na gestão dos cursos de Administração e Habilitações (Marketing, Comércio Exterior e Hotelaria), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo da Universidade Nove de Julho (2002 a 2006). Atuou como docente nas seguintes disciplinas na graduação: Teoria das Organizações, Administração para Publicidade e Propaganda, Poder nas Organizações, Metodologia de Plano de Negócio, Orientação de TCC e Iniciação Científica na ESPM (1997 a 2003). De 2003 a 2013 foi professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Nove de Julho (Conceito 5), onde ministrou as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação da FEI onde desenvolve pesquisa, orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado vinculados aos projetos de pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi Editora (2011 a 2012) e atualmente é editora adjunta da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (B2)

Celso Machado Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS e revisor dos seguintes periódicos: International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Milton Abreu Campanário, Universidade São Paulo - USP

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1972), Master in City and Regional Planning - Harvard University (1976), Philosophy Doctor (PhD) - Cornell University (1981). É Bolsista Produtividade do CNPq, Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - USP (1983 - atual) e Pesquisador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica - PGT da USP. Foi coordenador de Ciência e Tecnologia da ANPAD (2013-14). Foi Presidente e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT (1978-2006), Secretário-Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Foi fundador e primeiro presidente da incubadora CIETEC/USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Tecnológicas FIPT/IPT. No IPT liderou a criação de quatro Mestrados Profissionais Tecnológicos em 1998, os primeiros do país. Atuou na criação e foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PPGA da UNINOVE - Conceito 5 da CAPES - (2001 2012), liderando ainda o APCN dos Mestrados Profissionais em Gestão de Projetos e Gestão Ambiental e Sustentabilidade desta IES. Ademais, participou ativamente das Avaliações Trienais da CAPES em 2010 e 2013. Concebeu e é Editor-Chefe da Revista de Administração e Inovação - RAI (B1 da Qualis-CAPES).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos