Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio

Graciela Silva Oliveira, Nelio Marco Vincenzo Bizzo

Resumo


Este trabalho apresenta a concepção de estudantes brasileiros do Ensino Médio acerca da evolução humana, e as interações das mesmas com variáveis socioculturais. Participaram da pesquisa 2404 estudantes (55,1% meninas) matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. Foi aplicado um questionário e os dados coletados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Science - versão 18.0. Os resultados encontrados apontam que há influência da religião e das demais variáveis testadas (sexo, idade, região do país em que residem e níveis socioeconômicos). Além disso, constatou-se que as ideias dos jovens sobre a evolução humana indicam ser o resultado de um ensino que não coloca a teoria evolutiva como eixo central da Biologia, aparentando, por conseguinte, ser omisso a discussões sobre a história do homem na Terra no Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino de Biologia; Origem e Evolução Humana; Concepções de Jovens.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v22i2.3099

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000