Práticas educativas e inserção social através de extensão universitária.

Autores

  • Maria Lúcia Martins Pedrosa Marra UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18316/457

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação, práticas pedagógicas, Educação superior, inserção social

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de extensão universitária acadêmico-social de ação complementar à escola, desenvolvido por um Departamento de Educação Física, de uma Universidade Federal do Brasil, com apoio de diversos parceiros financeiros. Embora objetive desenvolver atividades voltadas para a inserção social de crianças e de adolescentes em situação de risco social, é antes de tudo um laboratório de formação universitária, que cria oportunidades aos acadêmicos de diversos cursos aprenderem novas técnicas de ensino-aprendizagem, desenvolverem atividades esportivas e educativas e aperfeiçoarem seus conhecimentos a partir da oportunidade de colocar em prática o conhecimento das teorias adotadas em cada curso. As práticas aplicadas visam a dar oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolvam seu potencial, a partir do aprimoramento de competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, através de intervenções com o apoio da família e da escola, capazes de promover melhorias na qualidade de vida, que se reflitam no incremento do nível de escolaridade e no aumento da média de expectativa de vida dos participantes, contribuindo para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – na comunidade-alvo. Além disso, contribuem, da mesma forma, para o aprimoramento da qualidade da educação superior.

Palavras-chave: Extensão universitária; Educação; práticas pedagógicas; Educação superior; inserção social.

Educational practices and social integration through university extension

Abstract: This paper presents a proposal for a university academic and social extension of complementary action to school, developed by a the Physical Education Department of a Federal University in Brazil, with financial support from several partners. Although it Aims to develop activities focused on the social integration of children and teenagers in social risk situation is primarily a laboratory of a university education which creates opportunities for students from different courses to learn new teaching and learning techniques develop sport and educative activities and improve their knowledge from the opportunity to put into practice the knowledge of the theories adopted in each course. The practices are intended to provide opportunities for children and adolescents to develop their potential from the improvement of personal, social, cognitive and productive skills through interventions with the support of the family and school, able to promote improvements in life quality that are reflected in the growth of education level and increasing the average life expectancy of participants contributing to the elevation of the Human Development Index in the target community. In addition, they contribute in the same way improving the quality Undergraduate Education.

Keyworsds: academic extension, Education, teaching practices, Undergraduate Education, social inclusion.

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Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos