Educação patrimonial e reenquadramento das memórias: Diversidade cultural e políticas educacionais no Brasil

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.20

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Memória, Patrimônio, Cidadania.

Resumo

O presente artigo visa analisar os diversos conteúdos que perfazem a agenda formativa da educação patrimonial no Brasil, diante do recrudescimento da diversidade cultural na pauta pública e da reconfiguração das discussões acerca da cidadania e do patrimônio brasileiro no âmbito das políticas para a educação. A partir de uma análise situacional, objetiva diagnosticar os processos de patrimonialização cultural desenvolvidos na microrregião de Caxias do Sul, localizada na mesorregião do Nordeste Rio-Grandense, Brasil, e suas mediações pedagógicas em experiências educativas escolares e não escolares.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Dossiê