Cultura e Sociedade: as efemérides no contexto das Sociedades Portuguesas de Beneficência do Rio Grande do Sul no século XIX.

Autores

  • Larissa Patron Chaves Programa de Pós Graduação em História, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i26.3511

Palavras-chave:

Sociedade Portuguesa de Beneficência, História, Imagem, Poder

Resumo

Este trabalho trata do estudo de efemérides e seus simbolos, realizadas nas Sociedades Portuguesas de Beneficência do sul do Brasil, bem como a sua representação articulada nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Bagé. A Sociedade Portuguesa de Beneficência é uma instituição hospitalar criada por imigrantes portugueses no Brasil e no mundo colonial português, a partir da segunda metade do século XIX, dependente do pagamento e de doações advindas, normalmente, dos seus associados. Na Província, as funções primordiais das beneficências pautavam-se pela promoção da representação pública dos imigrantes como indivíduos de boa educação e cultura, e também na promoção à devoção régia da monarquia portuguesa, o que revela relações simbólicas de poder, que atravessam o funcionamento dessas instituições. Neste sentido, o estudo analisa como os eventos, materializados pelas comemorações de efemérides e seus simbolos imagéticos  configuram a representação do espaço de atuação português nas comunidades locais e Portugal, numa rede de relações intenrnacionais que perpetuam a expansão.  O apoio e a proteção do monarca português, representado de diferentes formas, de edifícios sede a retratos do Rei, foram relevantes para a projeção local/regional dos seus associados. 

Biografia do Autor

Larissa Patron Chaves, Programa de Pós Graduação em História, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), com estágio na Universidade do Porto, Portugal (2006). Tem experiência na área de Arte e História, com ênfase em Teoria, História e Crítica de Arte, Metodologia da Pesquisa e Ensino da Arte. Possui trabalhos desenvolvidos na área de mobilidade acadêmica na UFpel, orientando estágios de graduação através de convênios com universidades latino americanas, portuguesas e espanholas. Atualmente é coordenadora do laboratório de Imagem e Política, ligado ao Programa de Pós Graduação em História, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Atua principalmente nos seguintes temas: fronteiras e identidades disciplinares, imaginário e representações, imigração portuguesa, história colonial, iconografia sacra.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Edição

Seção

Dossiê