ENTOMOFAUNA ASSOCIADA À CULTURA DA OLIVEIRA NA AMÉRICA DO SUL

Autores

  • Flávio Roberto Mello Garcia Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Perrone Ricalde Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/1308

Palavras-chave:

Saissetia oleae, Palpita forficifera, Oxycenus maxwelli

Resumo

A América do Sul possui excelentes condições para o cultivo de oliveiras. Os principais países produtores são Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Esses países já cultivam oliveiras há bastante tempo e por isso já possuem conhecimento sobre alguns organismos associados à oliveira que possivelmente ocorram no Brasil. O objetivo do trabalho é apresentar informações referentes à incidência de insetos e ácaros na cultura da oliveira nos países produtores da América do Sul e o quanto estes podem afetar a produção nacional de azeitonas e azeite. Os principais insetos e ácaros encontrados nesses países são a cochonilha da oliveira, Saissetia oleae (Olivier) (Hemiptera: Coccidae), a lagarta da oliveira, Palpita sp. (Lepidoptera: Pyralidae) e o ácaro da oliveira, Oxycenus maxwelli (Keifer) (Acari: Eriophyidae).

Biografia do Autor

Flávio Roberto Mello Garcia, Universidade Federal de Pelotas

possui graduação em Ciências Biológicas (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na ESALQ/USP. É autor de 90 artigos científicos, 6 livros, 9 capítulos, 30 trabalhos completos,15 artigos em magazines e 103 resumos. Orienta mestrado e doutorado. Coordenou mais de 30 projetos de pesquisa. Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Coordenador do PPG em Entomologia da UFPel, Professor Permanente dos Programas de Pos-graduação em Entomologia e em Fitossanidade da UFPel e professor colaborador do PPG em Ciências Agrárias da UDELAR (Uruguai), Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, do Mato Grosso, de Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe, consultor de 37 periódicos nacionais e internacionais.Tem experiência na área e Ecologia de Insetos no Brasil, Moçambique e no Uruguai. Foi agraciado com os prêmios The Leading Scientists of the World (Cambridge, Inglaterra), American Medal of Honor (EUA), Top 100 Scientists (Cambridge, Inglaterra) e Great Minds of 21st Century (EUA).

Marcelo Perrone Ricalde, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado pela URCAMP em Bagé RS, Tecnólogo em Fruticultura formado pela UERGS Bagé RS mestre em Fitossanidade pela UFPEL Pelotas RS , doutorando em fitossanidade: Entomologia na UFPEL, atuando em pesquisa com mosca das frutas, com área de atuação entomologia e fruticultura. Atualmente trabalha com projeto de levantamento de pragas na cultura da Oliveira no RS. Atuou como Engenheiro Agronomo da Prefeitura Municipal de Bagé e atualmente é Extensionista Rural de Nivel Superior - Engenheiro Agrônomo da Emater-RS/Ascar

Downloads

Publicado

2014-01-10

Edição

Seção

Artigos