FUNGOS ASSOCIADOS ÀS FLORES E FRUTOS DA NOGUEIRA-PECÃ (Carya illinoinensis)

Autores

  • Tales Poletto Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlove Fátima Brião Muniz Universidade Federal de Santa Maria
  • Carine Baggiotto
  • Denise Ester Ceconi
  • Igor Poletto UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/1384

Palavras-chave:

Sementes florestais, patógenos, epidemiologia

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar e determinar a incidência os fungos associados ao sistema reprodutivo, flores e sementes, de nogueira-pecã, bem como testar a eficiência da assepsia em sementes. Este conhecimento é de suma importância para uma boa realização das práticas culturais e conservação dos frutos. Para análise, foram coletadas flores e amêndoas em pomares de Santa Maria e de Anta Gorda – (RS), durante os meses de setembro de 2010 a julho de 2011. O material foi analisado através de testes de sanidade pelo método de papel filtro, comparando a incidência fúngica presente nas flores dos dois locais, e nas amêndoas comparando a eficiência da assepsia. Observou-se alta incidência de Alternaria sp. nas flores femininas coletadas em Santa Maria e Anta Gorda e em flores masculinas de Anta Gorda. Incidência elevada de Fusarium sp. e Penicillium sp. foi observada em flores femininas e masculinas de ambas procedências. Cladosporium sp. esteve presente em flores femininas de Santa Maria e flores masculinas de Anta Gorda. Nas sementes (amêndoas) os fungos que ocorreram associados foram: Ceplalosporium sp., Colletotrichum sp., Fusarium sp., Penicillium sp. e Verticillium sp., sendo que não houve redução estatisticamente significativa de sua incidência com a realização da assepsia das sementes, exceto para Ceplalosporium sp. Fungos potencialmente patogênicos, tais como Fusarium sp., Pestalotiopsis sp., Alternaria sp., Cladosporium sp. e Colletotrichum sp., foram identificados tanto em flores quanto em frutos de nogueira-pecã representando riscos às mudas no caso de sua transmissão via semente.

Biografia do Autor

Tales Poletto, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fruticultura, Av. Roraima, 1000, CEP: 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil.

Marlove Fátima Brião Muniz, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Defesa Fitossanitária, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Av. Roraima, 1000, CEP 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil.

Igor Poletto, UNIPAMPA

Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, Av. Antônio Trilha, 1847, São Gabriel, RS, Brasil

Downloads

Publicado

2014-07-30

Edição

Seção

Artigos