ESTUDO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE PARICÁ

Autores

  • Cristiane Ramos Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Oscarlina Lúcia dos Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Fernando Scaramuzza Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18316/1652

Palavras-chave:

Schizolobium amazonicum, produção de mudas, desenvolvimento, nutrição

Resumo

Uma alternativa ao descarte dos resíduos da agropecuária é sua reutilização na produção de mudas de espécies florestais. O presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar a influência de substratos orgânicos no crescimento e na nutrição de mudas de Schizolobium amazonicum Herb. As mudas foram produzidas em areia, no momento que os substratos orgânicos foram misturados em diferentes proporções ao substrato comercial Basaplant® e ao solo de baixa fertilidade. Após incubação, as plantas foram transferidas para os tubetes contendo os substratos. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com 23 tratamentos e quatro repetições. Para a avaliação do crescimento, mediu-se altura e diâmetro. Em seguida, as mudas foram secas para pesagem da massa seca. Esse material seco foi submetido às digestões sulfúrica e nitro-perclórica para análise das concentrações de nutrientes. A combinação de estercos, solo e Basaplant® influenciaram positivamente no crescimento e desenvolvimento das mudas de S. amazonicum, no entanto, promoveu elevações nas concentrações de K a níveis fitotóxicos.

Biografia do Autor

Cristiane Ramos Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, Doutoranda em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAMEV/UFMT.

José Fernando Scaramuzza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Edição

Seção

Artigos