ESTUDO DOS SEDIMENTOS DA CORRENTE EM DRENAGENS INSERIDAS NA ÁREA RURAL E NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE FORMOSA-GO

Autores

  • Sandro Morais Pimenta Doutorando em Geociências Aplicadas - UnB; Professor Efetivo do Instituto Federal de Goiás - IFG.
  • Geraldo Resende Boaventura Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas – UnB
  • Tiago Godoi Ribeiro Doutorando em Geociências Aplicadas - UnB; Professor Efetivo do Instituto Federal de Goiás - IFG.
  • Alfredo Palau Peña Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goias - PUC

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-8858.13

Palavras-chave:

Elementos Maiores e Traços, Sedimentos, Recursos Hídricos.

Resumo

As análises de sedimentos de corrente envolvem o estudo da distribuição, migração e reações químicas dos elementos nos recursos hídricos. Essas análises geram informações acerca das alterações de ordem natural ou antrópica e podem ser associadas às análises físico-químicas de qualidade da água. Este trabalho teve por objetivo o estudo dos sedimentos de corrente ea observação dos resultados entre os córregos Bandeirinha, situado na área rural, e o córrego Josefa Gomes, inserido no núcleo urbano do município de Formosa-GO. Foram determinados 12 pontos de amostragem de sedimentos, aplicando os seguintes métodos: fracionamento granulométrico, aferição dos sólidos voláteis, determinação de elementos maiores e traços e análise por Difratometria de Raios-X para determinação da composição mineral. Todos os procedimentos foram realizados no Laboratório de Geoquímica da UnB, no Laboratório de Raios-X do Instituto de Geociências da UnB, no Laboratório de Geotecnia do Instituto Federal de Goiás – IFG, e no Laboratório da Campo Ltda. logo após a recepção das amostras. Constatou-se a influência da geologia nas avaliações das condições geoquímicas dos sedimentos de corrente no córrego Bandeirinha e a evidente influência antrópica do núcleo urbano nos sedimentos do córrego Josefa Gomes. Os resultados podem ser associados às análises físico-químicas e avaliações por bioindicadores de qualidade de água, que auxiliam na identificação das alterações derivadas das atividades antrópicas, ou de origem natural no ambiente rural e urbano, e suas consequências a médio e longo prazo, além de contribuir com a geração de dados e caracterização geoquímica da região.

 

Biografia do Autor

Sandro Morais Pimenta, Doutorando em Geociências Aplicadas - UnB; Professor Efetivo do Instituto Federal de Goiás - IFG.

Doutorando em Geociências Aplicadas pela UnB. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2008); Especialização em Gestão e Inovação Tecnológica na Construção pela Universidade Federal de Lavras (2006) e Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, qualidade da água, uso do solo, avaliação de impactos e passivos ambientais.

Geraldo Resende Boaventura, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas – UnB

Professor titular Aposentado do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Atualmente possui vinculo como Pesquisador Colaborador Senior nos programas de Pós-graduação em Geologia e Geociências Aplicadas do IG-UNB; Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de água,.elementos-traço, geoquímica, sedimentos e aguas superficiais.Graduação em Química pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1990), doutorado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade de Brasília (1995) e estágio senior de pós-doutorado, no período de janeiro a junho de 2008, no LMTG (Laboratoire des Mécanismes et Tansferts em Géologie), atualmente GET (Geociences Environnement Toulouse - França), onde desenvolveu estudos sobre metodologias para determinação de isótopos de elementos de transição usando ICP/MS-Multicoletor. Lider do Grupo de Pesquisa "Geoquímica Ambiental" na UnB.

Tiago Godoi Ribeiro, Doutorando em Geociências Aplicadas - UnB; Professor Efetivo do Instituto Federal de Goiás - IFG.

Doutorando em Geociências Aplicadas pela UnB. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013); Especialização em Gestão e Inovação Tecnológica na Construção pela Universidade Federal de Lavras (2006) e Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, qualidade ambiental, avaliação de impactos e passivos ambientais.

Alfredo Palau Peña, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goias - PUC

Possui graduação Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), graduação em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2000). Atualmente Diretor da EcoArqueologia Brasil Ltda, Professor Assistente I do IGPA/PUC-GO, consultor para squamata e anfíbios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e direção da Associação Brasileira para a Conservação das Tartarugas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, distribuição geografica, fauna, levantamento e estrutura de comunidade, Espeleologia com ênfase em Bioespeleologia, Arqueologia com ênfase em Arte Rupestre e Zooarqueologia

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos