EFEITOS DA SATURAÇÃO POR BASES NO CRESCIMENTO E NA NUTRIÇÃO DE MUDAS DE JATOBÁ

Autores

  • Cristiane Ramos Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Oscarlina Lúcia dos Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Fernando Scaramuzza Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-8858.15.1

Palavras-chave:

Hymenaea courbaril, Calagem, Adubação.

Resumo

O estudo teve por objetivo verificar a influência da elevação da saturação por bases no crescimento e na nutrição de mudas de jatobá (Hymenaea courbaril (Hayne) Lee et Lang). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições: T0 – testemunha; T1 – 40% de saturação por bases; T2 – 60%; T3 – 70%; T4 – 90%. Avaliando, após 120 dias: altura, diâmetro de coleto, biomassa das partes aérea e radicular; e a concentração de macronutrientes nas mudas de H. courbaril. Os melhores índices para os parâmetros morfológicos foram observados na saturação por bases de 40%. Enquanto que, as concentrações adequadas de macro e micronutrientes essenciais situaram-se entre as saturações de 20%, 40% e 70%.

Biografia do Autor

Cristiane Ramos Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, Doutoranda em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAMEV/UFMT

José Fernando Scaramuzza, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-07-29

Edição

Seção

Artigos