CAPITAL COMUNICACIONAL SOCIOAMBIENTAL E EDUCOMUNICAÇÃO NA MIDIATIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: APROXIMAÇÕES ENTRE SI E COM O CAMPO JORNALÍSTICO

Autores

  • Jane Marcia Mazzarino Centro Universitário Univates.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-8858.16.23

Palavras-chave:

Capital Comunicacional Socioambiental, Educomunicação, Recursos Hídricos, Organizações da Sociedade Civil, Jornalismo.

Resumo

O artigo analisa os padrões de midiatização sobre o tema da água que diferentes organizações sociais expõem, assim como as temáticas e contextos pautados, além do aprofundamento dado à abordagem sobre este tema. Discute-se se estes processos contribuem na construção de capital comunicacional socioambiental e com a educomunicação socioambiental. O objetivo é comparar como diferentes organizações sociais que tratam sobre a problemática das águas (comitês de bacia hidrográfica, da sociedade civil organizada e aquelas que tematizam especificamente as águas) abordam o tema no mês que se comemora o Dia Mundial da Água (março), tendo como base a divulgação em duas plataformas digitais: no site e no Facebook, a fim de comparar com o padrão do jornalismo comercial. O método é descritivo e analítico, quanti-qualitativo de base bibliográfica e documental. Conclui-se que nenhum dos meios analisados constitui-se como um ator de processos de educomunicação e, tampouco, de construção do capital comunicacional socioambiental, apesar de todos colocarem-se como atores mediadores da informação ambiental. O estudo aponta elementos necessários para o discurso midiático aproximar o cidadão do debate ambiental. Este estudo é resultado de pesquisa apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino, Centro Universitário Univates.

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação, graduada em Jornalismo (Unisinos), professora do PPG Ambiente e Desenvolvimento e dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos