ESTUDO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE PREPARO DE AMOSTRA NA DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO TOTAL PELO MÉTODO DE KJELDAHL

Autores

  • Fernando Santos da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Instituto de Química de Araraquara
  • Leandro Darc da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edson Quintal Macedo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN
  • Paulo Batista Mendes Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-8858.16.28

Palavras-chave:

Análise Química, Química Verde, Tecido Vegetal.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes condições de preparo de amostra para a determinação de nitrogênio total (NT) em tecido foliar. Durante o estudo três procedimentos foram avaliados: No primeiro foi utilizada uma mistura catalítica a base de selênio/sulfato de potássio em meio ácido. No segundo e terceiro foram utilizadas uma mistura composta por sulfato de cobre/sulfato de potássio em meio ácido sendo que no método três menores quantidades de reagentes foram utilizadas. De acordo com os resultados os valores de NT obtidos pelos três métodos apresentam coeficiente de variação (CV) menor que 15% e desvio padrão menor que 0,7. Ainda de acordo com resultados do teste t não existe diferença estatística entre a média das variáveis. Desta forma, o terceiro método empregando quantidades reduzidas de reagentes e mistura catalítica a base de sulfato de cobre/sulfato de potássio é o mais indicado de acordo com o estudo. Devido a menor quantidade de reagentes utilizados, redução do custo das analises, menor quantidade de resíduos gerados e a substituição do selênio na mistura catalítica que é uma ameaça ao meio ambiente e potencial carcinogênico.

 

Biografia do Autor

Fernando Santos da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Instituto de Química de Araraquara

Doutorando em Química área de concentração Físico-Química pelo Instituto de Química - UNESP Araraquara. Atua nos seguintes temas: corrosão, proteção de materiais metálicos, revestimentos híbridos e obtidos por HVOF. Atualmente trabalha com o estudo de revestimentos híbridos e revestimento obtidos por Aspersão Térmica em Alta Velocidade (HVOF) para a proteção de ligas de alumínio e aço. Possui interesse específico no desenvolvimento de revestimentos ambientalmente amigáveis e suas aplicações e técnicas eletroquímicas de monitoramento e estudo de corrosão. Durante sua formação trabalhou também com projetos voltados a análise química de solo e análise de resíduos de pesticidas por técnicas cromatográficas e eletroanaliticas.

Leandro Darc da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral/Bioprospecção da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Realizou estágio na empresa - Embrapa Agropecuária-Oeste atuando nas áreas de nutrição mineral, fitopatologia e melhoramento genético. Lecionou aulas para acadêmicos indígenas do curso de Ciências Biológicas e Enfermagem pertencentes ao programa Rede de Saberes da UEMS-Dourados.

Edson Quintal Macedo, Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Tecnologo em Produção Agrícola e Engenheiro Agrônomo. Atuou na empresa Embrapa Agropecuária-Oeste nas áreas de nutrição mineral produção vegetal e análise de solos e plantas.

Paulo Batista Mendes, Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Tecnologo em Produção Agrícola e Engenheiro Agrônomo. Atuou na empresa Embrapa Agropecuária-Oeste nas áreas de nutrição mineral, produção vegetal e análise de tecido foliar.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos