AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE JATOBÁ

Autores

  • Cristiane Ramos Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Oscarlina Lúcia do Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-8858.17

Palavras-chave:

Espécie Florestal, Insumo Orgânico, Matéria Orgânica.

Resumo

Nem sempre o viveirista pode efetuar grandes investimentos em substrato para a produção de mudas. Por isso, algumas pesquisas têm se dedicado a estudar a utilização de substratos orgânicos na produção de espécies florestais rentáveis. Diante disso, realizou-se experimento em viveiro com o objetivo de verificar a combinação de solo, substrato comercial (Plantmax®) e cama de frango decomposta, na produção de mudas de Hymenaea courbaril. As mudas foram produzidas em tubetes de 280 cm³ com sementes colocadas para germinar diretamente nos tratamentos testados. Foram avaliados os efeitos de sete combinações de substratos: 100 % solo; 100 % Plantmax®; 50 % solo + 50 % Plantmax®; 50 % solo + 50 % cama de frango decomposta; 50 % Plantmax® + 50 % cama de frango decomposta; 80 % cama de frango decomposta + 10 % solo + 10 % Plantmax®; e 20 % cama de frango decomposta + 40 % solo + 40 % Plantmax®. Isso originou sete tratamentos, em delineamento inteiramente casualizado, com 10 repetições. A avaliação do crescimento se deu 120 dias após as primeiras germinações, com a medição de altura da parte aérea, diâmetro de coleto, biomassa e concentrações de macro e de micronutrientes nas folhas das mudas. A combinação de substratos influenciou no crescimento e na nutrição de H. courbaril, recomendando-se a proporção de 50 % de Plantmax® + 50% de cama de frango decomposta.

 

Biografia do Autor

Cristiane Ramos Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, Doutoranda em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Oscarlina Lúcia do Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAMEV/UFMT.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos