O CAMPO JORNALÍSTICO E A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL COMUNICACIONAL SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Jane Marcia Mazzarino

DOI:

https://doi.org/10.18316/419

Palavras-chave:

jornalismo, opinião pública, temas socioambientais, cidadania, capital comunicacional.

Resumo

Observa-se que no espaço público midiático há uma permeabilidade crescente dos temas ambientais disseminados por meio de diferentes gêneros jornalísticos e suportes midiáticos. As pautas ambientais constituem-se como temas transversais, infiltrando-se na diversidade de editorias dos veículos jornalísticos. Neste contexto partimos do questionamento sobre como a mídia tem exercido seu papel emergente de educomunicador socioambiental e de que modo pode este novo fazer midiático estar apontando para uma mídia cidadã, responsável ambientalmente e socialmente, que atua em direção a uma comunicação pública? O objetivo deste artigo é refletir sobre o papel do campo midiático, especificamente a partir das práticas jornalísticas, na formação da opinião pública sobre os temas socioambientais e suas consequências na construção da cidadania de organizações, profissionais e receptores. Propõem-se caminhos para a construção do capital comunicacional socioambiental pelo campo jornalístico, o qual pressupõe que este campo de saber possibilite a formação de uma opinião pública voltada para a partilha de valores relativos à cidadania ambiental, a percepção da interdependência entre todas as formas de vida, a formação de laços de pertencimento entre as pessoas e entre elas e o meio, a criação de objetivos comuns para melhoria das condições socioambientais.

Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação, graduada em Jornalismo (Unisinos), professora do PPG Ambiente e Desenvolvimento e dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Univates.

Referências

BERTRAND, Claude-jean. A deontologia das mídias. Bauru, SP: Edusc, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

______ . O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989.

CHAMPAGNE, Patrick. Formar a Opinião. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CORNU, Daniel. Ética da informação. Bauru, SP: Edusc, 1998.

DAHLGREN, Peter. El Espacio público y los medios. In Espacios públicos en imagens. V. Masson e D. Dayal (orgs). Barcelona: Gedisa,1997.

ESTEVES, João Pissarra. Espaço público e democracia: comunicação, processo de sentido e identidade social. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

LÉON, Osvaldo. Para uma agenda social em comunicação. In MORAES, Dênis de (org). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MARTIRANI, Laura Alves. Comunicação, Educação e Sustentabilidade: o novo campo da Educomunicação Socioambiental. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1697-2.pdf>. Acesso em 12 abr. 2009.

MATOS, Heloisa. Capital social e comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus, 2009.

PAIVA, Raquel. A publicização da ética no espaço midiatizado. In PAIVA, Raquel (org) Ética, cidadania e imprensa. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

SILVA, Luiz Martins. Imprensa e cidadania: possibilidades e contradições. In MOTTA, Luiz Gonzaga. Imprensa e poder. Brasílias, Editora UNB, São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002.

SODRÉ, Muniz. Existe consciência ética na imprensa? In PAIVA, Raquel (org) Ética, cidadania e imprensa. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

Downloads

Publicado

2013-01-14

Edição

Seção

Artigos