Gestão do conhecimento: contribuição ao curso técnico de nível médio de informática

Autores

  • Marcus Aurelius de Oliveira Vasconcelos Instituto Federal de Sergipe, SE.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1434

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Curso técnico de nível médio. Formação.

Resumo

Knowledge management: contribution to the mid-level technical course of informatics

Após o advento das Revoluções Industriais, das máquinas a vapor e elétricas, a revolução de maior impacto para a humanidade foi a da informação, fazendo com que o poder hoje se concentre nas mãos de quem a detenha. Com o emprego da Gestão do Conhecimento, a difusão do saber se consolida dentro das instituições e organizações, por meio da captação, geração, processamento e difusão dos conhecimentos ali identificados, atrelando o sucesso da instituição aos dados que ela acumula. Esse artigo objetiva responder algumas perguntas relativas à aplicação da Gestão do Conhecimento dentro dos cursos técnicos de nível médio, mais especificamente do Curso de Informática. A partir de uma abordagem baseada na observação participante ativa, constatou-se a importância da implementação de Gestão de Conhecimento, agregando qualidade aos resultados apresentados pelo Curso de Informática, na profissionalização dos seus alunos. Identificou-se que é factível o estudo e implantação da Gestão do Conhecimento em cursos técnicos de nível médio, cujo resultado é refletido diretamente na formação das turmas, e que todo o conhecimento produzido é direcionado à qualificação do novo profissional.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Curso Técnico de Nível Médio. Formação.

Abstract

After the advent of the Industrial Revolutions, of the steam and electrical machines , the revolution of greater impact to humanity was the one of information, causing the power today to be concentrated in the hands of those who own it. With the use of Knowledge Management, the dissemination of knowledge is solidified within institutions and organizations through the acquisition, generation, processing and dissemination of knowledge there identified, linking the success of the institution to the knowledge it accumulates. This article aims to answer some questions concerning the application of Knowledge Management within mid-level technical courses, more specificallly the mid-level level Course of Informatics. From an approach based on active participant observation, it was found the importance of implementing Knowledge Management, that adds quality to the results reported by the Course of Informatics in the professionalisationo their students. It was identified that the study and implementation of Knowledge Management in technical courses in high school is feasible, with a result directly reflected in the formation of classes, and that all knowledge produced is directed to the qualification of the new professional.

Keywords: Knowledge management. Technical Course Mid-level. Training.

Biografia do Autor

Marcus Aurelius de Oliveira Vasconcelos, Instituto Federal de Sergipe, SE.

Professor do Instituto Federal de Sergipe, Doutor pela Rede PRODEMA, na Universidade Federal de Sergipe, Mestre pela Rede PRODEMA, também pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Santa Úrsula/RJ e Tecnolólogo em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes, Sergipe.

Professor do Curso de Informática do Instituti Federal de Sergipe onde leciona disciplinas de programação Web, Construção de Sites, Banco de Dados e Lógica de Programação.

Prestou serviços em empresas da cidade de Aracaju como SENAI, CI Informática (hoje Infonet) e HD Tecnologia da Informação, ministrando cursos, e prestando serviços na área de análise e desenvolvimento de sistemas.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos