Educação para a resiliência

Autores

  • Carolina Sousa Universidade de Huelva, Espanha. Universidade do Algarve, Portugal. Universidade de Évora, Portugal.
  • Francisco Miranda Universidade de Extremadura, Espanha. Universidade de Huelva, Espanha.
  • Mari Carmen Lara Nieto Universidade de Granada.
  • Ricardo Dores Universidade de Huelva

DOI:

https://doi.org/10.18316/1740

Palavras-chave:

Educação. Resiliência. Sociedade.

Resumo

Este artigo tem como foco a educação para a resiliência e, pela revisão teórica, reúne argumentos que demonstram a importância das contribuições desse conceito ao desenvolvimento humano, às relações interculturais e ao convívio das diferenças, considerando-se que atitudes resilientes possam
contribuir à desconstrução de atitudes xenofóbicas. Nas análises, enfatizam-
-se as ações educativas na formação de atitudes resilientes, incluindo, nessas ações, o incentivo a que os alunos invistam em seus objetivos, encorajando-os à superação de situações adversas e ao empenho em suas realizações pessoais, acadêmicas e sociais.

Palavras-chave: Educação. Resilência. Sociedade.

Education for resilience

Abstract

This article focuses on education for resilience and, through the review of the theoretical contributions, it has brought together arguments that demonstrate the importance of this concept to the human development,to the intercultural relations and to the coexistence of the differences,considering that resilient attitudes may contribute to the misconstruction of xenophobic attitudes. During the analysis, we have emphasized the roleof educational actions in the formation of resilient attitudes, including, in these actions, the encouragement for the students to invest in their goals,encouraging them to the overcoming of the adverse situations and to the commitment in their personal, academic and social achievements.

Keywords: Education. Resilience. Society.

Biografia do Autor

Carolina Sousa, Universidade de Huelva, Espanha. Universidade do Algarve, Portugal. Universidade de Évora, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade do Minho, Portugal, com estágio de doutoramento em Paris, no
Laboratório de Psicologia Diferencial da Universidade René Descartes (Paris V) – Sorbonne; Investigadora
da Universidade de Huelva, Espanha, Coordenadora e Responsável Erasmus do Programa Sócrates da
Universidade do Algarve, Portugal.

Francisco Miranda, Universidade de Extremadura, Espanha. Universidade de Huelva, Espanha.

Ph.D em Educação; Professor da Universidade de Extremadura, Espanha; Investigador no Centro de Investigação em Didáticas Específicas e Investigação na Aula da Universidade de Huelva, Espanha.

Mari Carmen Lara Nieto, Universidade de Granada.

Doutora em Filosofia pela Universidade de Granada, Espanha; Professora da Universidade de Granada, Espanha.

Ricardo Dores, Universidade de Huelva

Mestre em Educação Intercultural pela Universidade de Huelva, Espanha. Doutorando em Educação Intercultural pela Universidade de Huelva, Espanha.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

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