Resiliência e equilíbrio emocional na escola

Autores

  • José Tavares Universidade de Aveiro.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1741

Palavras-chave:

Resiliência. Equilíbrio emocional. Escola. Profissão. Tempo. Vida.

Resumo

Neste artigo, centrarei o questionamento, a análise e a reflexão nos termos e respectivos conceitos que integram o título escolhido, a saber: “resiliência”, “equilíbrio”, “emocional” e “escola”. Ou seja, é um pequeno ensaio de cariz argumentativo, baseado em situações experienciadas e experimentadas na minha vida profissional de professor e investigador universitário, dispensando números e dados estatísticos que o tempo e a vida desactualizam muito rapidamente. O artigo pretende ter também uma abordagem mais livre, decorrente da condição de Professor Emérito em que me encontro. Procurarei também manter uma certa “avidez e loucura”, como recomendava Steve Jobs, sobre um tema que se apresenta tão desafiador na sociedade emergente, em que a resiliência se assume como um novo modo de ser, de estar e de tornar-se humano e o equilíbrio emocional, como uma condição imprescindível para qualquer profissão e para a vida. Por isso, na formação do novo cidadão que o mundo precisa e exige, a escola não poderá passar ao lado dessa realidade. Na máquina trituradora do tempo, tudo é sereno e
normal, talvez, um pouco mais acelerado e exigente, hoje, em que apenas se tem tempo para prevenir e preparar o futuro pela simples razão de que, para o presente, nunca há tempo e o passado permanece mas com pouca relevância e se desvanece rapidamente na espuma e na curta e passageira memória dos homens e do mundo.

Palavras-chave: Resiliência. Equilíbrio emocional. Escola. Profissão.Tempo. Vida.

Resilience and emotionalbalance in school

Abstract

In this paper the focus will be on the questioning, analyzis and reflection on the terms and concepts that constitute the theme, namely “resilience”,“balance”, “emotional” and “school”. This is to say, a short essay based on the argumentative nature of situations experienced and experimented in my professional life as a faculty member and university researcher leavingaside the numbers and statistics that time and life very quickly transform inout-of-date data. It is also meant to be a more free view that comes naturally from my condition of Professor Emeritus. I will also seek to maintain acertain “eagerness and madness,” as recommended Steve Jobs, on a subjectwhich presents it self as a challenge in the emerging society in which resilienceis assumed to be a new way of being and becoming human, and emotionis assumed as a precondition for any profession and life. Therefore, inthe formation of the new citizens that the world needs and demands, school cannot ignore this reality.

Keywords: Resilience. Emotional balance. School. Profession. Time. Life.

 

Biografia do Autor

José Tavares, Universidade de Aveiro.

Doutor em Educação; Professor da Universidade de Aveiro, Portugal.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Artigos