Pluralidade de olhares sobre uma peça de arte: dois estudos inclusivos

Autores

  • Sara Bahia Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa
  • José Pedro Ferrão André Pereira da Trindade Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação

DOI:

https://doi.org/10.18316/1766

Palavras-chave:

Avaliação. Criatividade. Educação artística. Inclusão

Resumo

De acordo com o paradigma construtivista as experiências educativas são determinantes para o desenvolvimento do conhecimento de pessoas com necessidades educativas específicas. Com base na investigação neste domínio, desenvolveu-se uma atividade que consistiu na manipulação tátil de uma peça de arte e na expressão desse conhecimento por meio da modelagem, desenho e oralidade.  O Estudo 1 pretendeu verificar o impacto da atividade em jovens com deficiência mental e crianças e jovens com sobredotação. A análise incidiu sobre os processos e os produtos desenvolvidos com base em grelhas de observação e cotação previamente definidas. Os resultados mostraram que os 30 participantes conseguiram apenas apreender pormenores da peça. O Estudo 2 procurou verificar o impacto da experiência em 12 dos sobredotados dois anos depois.  A reprodução por memória da peça de arte superou os resultados obtidos dois anos antes. Concluiu-se que o contato com peça de arte teve impacto no desenvolvimento de todos os participantes.

Palavras-chave: Avaliação. Criatividade. Educação artística. Inclusão.

Plurality of perspectives on a piece of art: two inclusive studies

Abstract

According to the constructivist paradigm educational experiences are crucial to the development of knowledge of people with special educational needs. Based on research in this field, two studies analysed the impact of an experiment where a piece of art was recognised by touch and that knowledge was expressed through modelling, design and oral discourse. Study 1 was intended to verify the impact of the activity in 15 young people with mental disabilities and 15 children with giftedness. The analysis focused on the process and the products of the activity based on observational grids and predefined criteria. The results showed that all participants were able to capture details of the piece of art.  Study 2 sought to verify the impact of the experience on 12 of the gifted two years later. The memory recall of piece of art exceeded the results achieved two years earlier. It was concluded that the contact with piece of art had an impact on the development of all participants.

Keywords: Evaluation. Creativity. Art education. Inclusion.

Biografia do Autor

Sara Bahia, Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa

Investigadora do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa

Referências

AUSUBEL, D. P. In defence of advance organisers: A reply to my critics. Review of Educational Research, v. 48, n. 2, p. 251â€257, 1978.

BAHIA, S.. Promoção de ethos criativos. In: MORAIS, F.; BAHIA, S. (Eds.). Criatividade e educação: conceitos, necessidades e intervenção Braga: Psiquilibrios, 2008, p. 229-250.

BAHIA, S.; JANEIRO, I. Avaliação da eficácia das intervenções educacionais em museus: uma proposta teórica. International Journal of Developmental and Educational Psychology, n. 1, v. 3, p 35-42, 2008.

BAHIA, S.; TRINDADE, J. P. Entwining psychology and visual arts: a classroom experience. Psychology Research, n. 2, v. 2, p. 89-98, 2012.

BANDURA, A. Behavior theory and the models of man. American Psychologist, n. 29, p. 859-869, 1974.

BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1979.

EADSNE. Special needs education in Europe. Publicação temática da European Agency for Development in Special Needs Education, 2003. Brussels. [Online]; disponível em www.european-agency.org

EISNER, E. What education can learn from the arts. The Lowenfeld lecture. NAEA National Convention. New Orleans: Louisiana, 2008.

HASSAMO, I.; BAHIA, S. Opinio?es sobre a deficiência mental: Como ve?em os professores a educacão inclusiva? In: VII SIMPO?SIO NACIONAL DE INVESTIGAC?A?O EM PSICOLOGIA, 7, 2010, Portugal. Actas do VII Simpo?sio Nacional de Investigac?a?o em Psicologia. Braga: Universidade do Minho, 2010. p. 2854 - 2866.

HOUSEN, A. Aesthetic thought, critical thinking and transfer. Arts and Learning Research Journal, v. 18, n. 1, p. 99-132, 2001.

LEVY, M. Computer-assisted language learning: Context and conceptualisation. Oxford : Oxford University Press, 1997.

ME. Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais. Lisboa: Departamento da Educação Básica do Ministério da Educação, 2001.

MORAIS, M. F.; AZEVEDO, I. What is a creative teacher and what is a creative pupil? Perceptions of teachers. Procedia – Social and Behavioral Sciences, n. 12, p. 330-339, 2011.

MOSS, J.; HAY, T.; DEPPELER, J.; ASTLEY, L.; Pattison, K. Student researchers in the middle: using visual images to make sense of inclusive education, special Issue: international images of inclusion, Journal of Research in Special Education Needs, v. 7, n. 1, p. 46-54, 2007.

PIAGET, J.. L'équilibration des structures cognitives: problème central du développement. Paris: Presses Universitaires de France, 1975.

PRAWAT, R. S. From individual differences to learning communities - Our changing focus. Educational Leadership, v. 49. n. 7, p. 9-13, 1992.

RENZULLI, J. S. Reexamining the role of gifted education and talent development for the 21st century. A four-part theoretical approach. Gifted Child Quarterly, n. 56, p. 150-159, doi: 10.1177/0016986212444901, 2012.

ROSSI, M.H.W.. A estética no ensino das artes visuais. Educação & Realidade - Dossiê Arte e Educação: arte criação e aprendizagem, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 49-69, 2005.

SCHAFFER, H. R. Social development. UK: Blackwell Publishers, 1996.

TORRANCE, E. P. Torrance tests of creative thinking: norms technical manual (Research Edition). Princeton, NJ: Personnel Press, 1966.

TURK, V. Mental retardation: definition, classification, and systems of supports, 10th end. Journal of Intellectual Disabilitly Research, v. 47, n. 4-5, p. 400-402, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

WIEBE ZEDERAYKO, M.; WARD K. Art Class: What to do when students can't hold a pencil. Art Education, v, 52, n. 4, p. 18-22, 1999.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Edição

Seção

Artigos