A dinâmica das relações educacionais e a construção de utopias no Projeto Pedagógico: a transcendência com o outro e o absoluto

Autores

  • Janete Rosa da Fonseca Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde, MT
  • Nelso Antonio Bordignon Faculdade la Salle de Lucas do Rio Verde, MT
  • Moacir Juliani Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v8i16.2215

Palavras-chave:

Abordagem sócio- Cultural. Utopia. Educação.

Resumo

A educação tem sido uma constante preocupação no cenário mundial e brasileiro. Nela são colocadas as esperanças de construção de dias melhores, a partir da constituição de sociedades humanitárias, compostas de seres humanos solidários, emancipados, críticos e conscientes de seu papel enquanto cidadãos, considerando-se os estudos de Freire através da perspectiva sociocultural. A partir dessas considerações, o problema que moveu esta pesquisa foi a relação entre a abordagem sociocultural e o estabelecimento de utopias que se encontram contempladas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Educação Física da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. A partir do objetivo geral, foram analisados os seguintes aspectos: as estruturas fundamentais do ser humano nos aspectos somáticos, psíquicos e espirituais; as relações fundamentais do ser humano: relação de objetividade com o mundo, a relação de intersubjetividade com o outro, a relação de transcendência com o absoluto e as potencialidades do ser humano, incluindo afeto, inteligência e vontade. Foi realizada pesquisa qualitativa descritiva e documental, aplicada a partir do método hipotético dedutivo. Com base nos autores estudados consideramos que as estruturas fundamentais do ser humano encontram-se contempladas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Educação Física da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde – MT.

Palavras-chave: Abordagem sociocultural. Utopia. Educação.

The dynamics of educational relations and the construction of utopias in the Pedagogical Project: the transcendence with the other and the absolute

Abstract

Education has been a constant concern in the world and Brazilian scenario. In it, the hopes of constructing better days are set out, starting with the constitution of humanitarian societies, composed of human beings who are supportive, emancipated, critical and aware of their role as citizens, considering Freire's studies from a sociocultural perspective. From these considerations, the problem that moved this research was the relationship between the sociocultural approach and the establishment of utopias that are contemplated in the Pedagogical Project of the Undergraduate Course in Physical Education from Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. From those general objectives, the following aspects were analyzed: the fundamental structures of the human being in the somatic, psychic and spiritual aspects; the fundamental relationships of the human being: relationship of objectivity with the world, the relation of intersubjectivity with the other, the relationship of transcendence with the absolute and the potentialities of the human being, including affection, intelligence and will. A descriptive and documental qualitative research was applied, using the hypothetical deductive method. Based on the authors studied, we consider that the fundamental structures of the human being are contemplated in the Pedagogical Project of the Undergraduate Course in Physical Education from Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde.

Keywords: Sociocultural approach. Utopia. Education.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca, Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde, MT

Doutora em Educação; Docente das Disciplinas de Teoria e Prática da Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica aplicada à Orientação Educacional do Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT, Orientadora deste estudo.

Nelso Antonio Bordignon, Faculdade la Salle de Lucas do Rio Verde, MT

Doutor em Educação; Docente da Disciplina de Dinâmica das Relações Educacionais do Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional e Diretor Geral da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT.

Moacir Juliani, Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT

Mestre em Educação nas Ciências; Discente do Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT.

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Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Artigos