O papel do gestor escolar nos conselhos escolares: um olhar a partir de seus membros

Autores

  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle, Canoas, RS / Reitor
  • Gisele Bervig Martins Centro Universitário La Salle / Unilasalle Canoas.
  • Juliana Cristina da Silva Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle / Unilasalle Canoas.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2237-8049-2016.4

Palavras-chave:

Gestão escolar. Gestor escolar. Conselhos escolares. Gestão democrática

Resumo

http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049.2016.4

O artigo trata do papel do Gestor Escolar nos Conselhos Escolares, levando em consideração a perspectiva democrática de gestão. Trata-se de um Estudo de Caso, na modalidade quali-quantitativo, tendo por instrumentos para a coleta de dados um questionário, análise documental e diário de campo. Os respondentes são os segmentos que formam o Conselho Escolar, a saber: pais, professores e direção das 31 Escolas Municipais de Educação Infantil do município de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados classificam e reforçam a noção de hierarquização do gestor escolar como o grande responsável pela gestão de sua instituição, mesmo este sendo apenas um membro do Conselho Escolar, em que a paridade é uma das premissas legais. De fato, as demandas da escola para a comunidade ou mesmo com a mantenedora e deliberações diversas recaem, na maioria das vezes, sobre o gestor escolar, quando, de direito e dever, caberia a todo o Conselho Escolar. Conclui-se pela necessidade da oferta de programas de formação e capacitação de todos os membros do Conselho Escolar para sua efetividade.

Palavras-chave: Gestão escolar. Gestor escolar. Conselhos escolares. Gestão democrática.

 

The role of the school manager in school councils: a view from their members

Abstract

The article deals with the School Manager role in School Boards, taking into account the democratic management perspective. It is a Case Study, in the qualitative and quantitative form, having as instruments for data collection a questionnaire, documentary analysis and field diary. The respondents are the segments that form the School Board, namely: parents, teachers and managers of the 31 Municipal Schools of Early Childhood Education of Canoas, Rio Grande do Sul, Brazil.  The results classify and reinforce the notion of the hierarchy of school management as the primary responsible for its management, even being only a member of the School Board, where parity is one of   legal premises. Indeed, the school's demands for the community or even with the sponsor and various decisions fall, in most cases, on the school manager as of right and duty would fit the entire School Board. The results confirmed the need for the provision of training programs and training of all members of the School Board for its effectiveness.

Keywords: School management. School manager. School boards. Democratic management.

Biografia do Autor

Paulo Fossatti, Centro Universitário La Salle, Canoas, RS / Reitor

Doutor em Educação. Reitor e professor-investigador do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle / Unilasalle/Canoas. Brasil.

Gisele Bervig Martins, Centro Universitário La Salle / Unilasalle Canoas.

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle / Unilasalle Canoas, Brasil.

Juliana Cristina da Silva, Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle / Unilasalle Canoas.

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle / Unilasalle Canoas, Brasil.

Referências

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Publicado

2016-06-30