Docência na educação superior: reflexões sobre a formação pedagógica

Autores

  • Meirecele Caliope Leitinho Universidade Federal do Ceará - UFC, CE Universidade Estadual do Ceará - UECE, CE
  • Elivânia da Silva Moraes Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18316/2247

Palavras-chave:

Docência na educação superior. Construção Político-Jurídica. Sociopedagógica e produção organizacional.

Resumo

Este estudo discute a docência na educação superior na perspectiva da formação pedagógica do professor, a fim de compreender como a formação pedagógica está sendo construída e desenvolvida nas instituições de ensino superior. Definimos como referencial teórico, a abordagem reflexiva sobre a prática, a qual concebe o professor como um intelectual, crítico, reflexivo, transformador e pesquisador da prática docente. A formação pedagógica institucionalizada exige uma construção político-jurídica, uma produção organizacional e uma construção sociopedagógica com pressupostos bem definidos. A importância deste estudo reflexivo reside na contribuição para a organização de projetos formativos no âmbito de Instituições de Educação Superior do país que reflitam as dimensões dessa formação como totalidade integrada.

Palavras-Chave: Docência na educação superior. Construção Político-Jurídica. Sociopedagógica e produção organizacional.

 

Teaching in higher education: reflections on educational training

Abstract

This study discusses the teaching in higher education from the perspective of pedagogical training of teachers in order to understand how teacher training is being built and developed in higher education institutions. Defined as a theoretical reference, the reflective approach to practice, which sees the teacher as an intellectual, critical, reflective, transforming and researcher of teaching practice. The institutionalized teacher training requires a political and legal construction, an organizational production and socio educational building with well-defined assumptions. The importance of this study lies in the reflective contribution to the organization of training projects within higher education institutions in the country that reflect the dimensions of such training as an integrated whole.

Keywords: Teaching in higher education. Political and Legal Construction. Socio-pedagogical and organizational production.

Biografia do Autor

Meirecele Caliope Leitinho, Universidade Federal do Ceará - UFC, CE Universidade Estadual do Ceará - UECE, CE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Formação de Professores na Universidade de Brasília. É professora da Universidade Estadual do Ceará e professora da Universidade Federal do Ceará; atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará(Programa para Aposentados PROPAP) e professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará UECE e do Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da mesma instituição; é consultora da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE; e assessora da Universidade Regional do Cariri (URCA); está cadastrada como líder em um grupo de pesquisa no CNPq: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente, orientando cinco teses de Doutorado e duas de mestrado, nos referidos cursos de Pós-Graduação. As disciplinas que leciona atualmente na pós-graduação são: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente, Currículo na Perspectiva Crítica e Desenho Curricular; é membro do conselho editorial das Revistas: Conhecimento e Diversidade - UFF, Chemins de Formacion da Universidade de Nantes na França e parecerista da Revista Linhas Críticas da UNB.

Elivânia da Silva Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará; mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professora assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE); desenvolve sua pesquisa na área de avaliação curricular e prática docente. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, família, saúde e docência.

Referências

ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1996.

CORREIA, J. A.; MATOS, M. Solidões e solidariedades no cotidiano dos professores. São Paulo: Cortez, 2001.

CUNHA, I. (Org). Formação avaliativa e concepção da docência. Campinas: Autores Associados, 2005.

CRUZ, M. F. Desarrollo profesional docente. Espanha: Grupo Editorial Universitário, 2006.

GARCIA, C. M. Formação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais transformadores. Porto Alegre: Artmed, 1997.

IMBÉRNON, Francisco. La formación y el desarrollo professional del professorado. 3. ed. Barcelona: Grão, 1998.

LEITINHO, M. C. Relatório do estágio científico de pós-doutorado- UnB: Brasília, 2006.

MORAES, Elivânia da Silva. Formação Profissional nos cursos de graduação em serviço social: pensamento e ação pedagógicos dos docentes. 2014. Tese não publicada (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil, 2014.

MOROSINNI, M. C. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília, DF: Plano, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER, K. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos da pedagogia, Espanha, n. 220, p. 44-49, 1992.

Universidade Estadual do Ceará. Política de desenvolvimento profissional docente, 2008. Fortaleza, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Edição

Seção

Artigos